domingo, junho 28, 2009

Música brasileira em outros idiomas

Não tem nada a ver com quadrinhos, mas como sou um pai-jornalista orgulhoso de sua filha-reportagem, que demorou meses de apuração e pesquisa e que finalmente está pronta, divulgo-a também aqui no cabruuum. Ela começa assim:

"Essa música é nossa!"
Música gaúcha em alemão, o som do grupo Carrapicho em russo, "Asa Branca" em inglês... Versões de músicas nacionais mostram até onde nosso som pode chegar.

Em 1966, Chico Buarque ficou conhecido ao ganhar o Festival de Música Popular Brasileira, transmitido pela TV Record, com a canção A Banda. A ditadura militar contextualizava e dava sentido à letra dessa música.

No fim da década de 1960, a cantora francesa France Gall ficou conhecida na Alemanha com vários hits, entre eles uma versão alemã de A Banda. Chama-se Zwei Apfelsinen im Haar, traduzindo: "Duas laranjas no cabelo". (...)

Continue lendo a reportagem, se quiser, no site do Itaú Cultural!

E cutuque aqui para ver clipes de algumas dessas músicas.

Aprenda a dançar o "Faraó Desnorteado"

Saiu em diversos blogs, sites e grupos de discussões de quadrinhos. Repercutiu, em meio especializado, como a notícia da morte do Michael Jackson repercutiu no mundo.

O quê? Que o Maurício de Souza divulgou, via twitter, o esboço de uma história do Penadinho homenageando Michael Jackson.

Como disse, a notícia saiu em vários lugares, e eu linco aqui um deles onde a HQ pode ser melhor visualizada, dentre as opções que encontrei. Cutuque aqui para ler!

E depois dance...



Ps.: vale lembrar que Michael Jackson já esteve "presente" em gibis da Turma da Mônica, especificamente em Mônica número 124. Não consegui achar a história em questão para ler, mas creio que, se você estiver muito disposto a isso, o google estará ao seu dispor.

Isso é tudo, para um domingo.

quinta-feira, junho 25, 2009

Art e sua arte

O jornal The Washington Post publicou uma história em quadrinhos de Art Spiegelman, na qual o autor estadunidense fala sobre como cartunistas retrataram em 1939 o episódio de, naquele ano, os Estados Unidos terem mandado de volta para a Europa mais de 900 judeus que estavam refugiados na América. Na HQ, Spiegelman comenta, em inglês, o trabalho de seus antepassados de profissão. E comenta com propriedade, já que o autor tornou-se mundialmente famoso pela publicação de "Maus", obra em dois volumes na qual Art conta a história de como seus pais sobreviveram a Auschwitz.

Quem avisou da publicação no The Washington Post foi Érico Assis, por meio do grupo de emails de Jornalismo em Quadrinhos.

A história em quadrinhos de Spiegelman pode ser lida aqui!

segunda-feira, junho 22, 2009

Jornalismo em quadrinhos em francês


Marko Ajdaric, do Neorama, me trouxe ao conhecimento a obra francesa acima. O título traduzido é "O dia em que..." Trata-se de uma coletânea de quadrinhos que recontam graficamente grandes notícias da imprensa internacional, como o caso da morte da princesa Diana, dentre muitos outros. São vários autores e entre eles está o famigerado Joe Sacco, a principal referência quando se fala em Jornalismo em Quadrinhos.

Só estudei um semestres de francês, e isso já faz algumas primaveras. Tentei achar informações boas em português ou inglês, mas minha pesquisa não foi bem sucedida. Achei apenas o link da própria editora, com bastantes informações para justificar uma lincagem, mas está em francês. Cutuque aqui! Em todo caso, essa é com certeza uma obra de reportagens em quadrinhos e por isso divulgo, para compartilhar. Oxalá logo seja vertida para o português!

Se você achar outras informações sobre a obra, fique à vontade para deixar aqui via comentário.

(a)mostra mundial de quadrinhos

Neste último sábado, 20 de junho, Marko Ajdaric levou a sua bastante reconhecida Mostra Mundial de Quadrinhos para Canoas/RS. O evento acontece tradicionalmente em Caxias do Sul, também "/RS", mas desta vez houve exceção em função da Feira do Livro de Canoas.

Bem, eu já falei, na ocasião da última mostra, sobre a importância do trabalho do Marko. Cutuque aqui para lembrar. Tudo o que falei naquela feita mantém-se aplicável ao evento de sábado. Com a diferença de que agora fotografei mais. Veja.










E pensar que essa é apenas uma amostra do acervo mundial de quadrinhos do Marko... Trata-se não apenas de uma exposição, mas sim de um evento que forma novos e mais qualificados leitores de quadrinhos, ao apresentar obras que fogem do mais conhecido do grande público, trazendo assim formação por "pluralidade" e "qualidade". O acervo surpreende também quem já trabalha na área. Na sequência de fotos abaixo, por exemplo, o quadrinista Gilmar Fraga desempacota a embalagem de plástico de "La Beauté", uma obra francesa conseguida por Marko.



Veja agora mais uma amostra do acervo disponibilizado no evento:




Para finalizar, a quadrinista Ana Luiza Koehler, o organizador e curador Marko Ajdaric e Gilmar Fraga (já apresentado) posam em frente ao estande.


O Rio Grande do Sul é realmente privilegiado por ter acesso ao conteúdo da Mostra Mundial de Quadrinhos. Trata-se de um acervo que não se encontra em nenhuma livraria, em nenhuma biblioteca, nem mesmo de forma esparsa, não reunida. Se você souber de algo parecido, por favor, me fale. Senão, sigo acompanhando e participando do evento, de onde sempre saio fascinado com a quantidade de coisas que não conheço.

sábado, junho 20, 2009

Não é engraçado

A artista Ana Luiza Kohler me avisou da existência do site alemão de charges "Nicht lustig". Cutuque aqui para migrar para lá. Mas já aviso: não é engraçado, como o próprio nome do site, traduzisticamente falando, diz. "Nicht lustig", ou seja, "não divertido", "não engraçado". Quer dizer, não é que não seja engraçado, é que não tem graça se você não sabe alemão.

Enfim, se sabe, vá lá!

quinta-feira, junho 11, 2009

Como fazer um blogueiro feliz: Reuben dá a dica

Poucas vezes na minha vida me senti tão lisongeado e tão orgulhoso. Este texto de Reuben da Cunha é como um magnífico presente pelos 400 posts do cabruuum.

Reuben é meu colega de blogosfera e parceiro de vida desde há algum tempo, quando juntos participamos do programa Rumos Itaú Cultural de Jornalismo Cultural, de onde este blog se originou. Este e também o blog Rumos 2009, que Reuben edita-escreve-coordena para o Itaú Cultural e no qual ele escreveu o meu perfil. Cutuque no link que pus no primeiro parágrafo para ver.

Sou muito jovem para merecer um perfil, isso é certo. Ainda assim o texto vale a pena. Reuben tem um estilo vigoroso, você vai perceber ao ler. Difícil não querer ir até o fim. O meu orgulho vem justamente de Reuben ter usado esse vigor todo para escrever palavras sobre mim e minha trajetória profissional, ainda que ela seja incipiente.

Grande abraço e muito obrigado, Reuben!

quarta-feira, junho 10, 2009

Celebridades não morrem

O blog Baixa Cultura divulgou o trabalho de um quadrinista suíço que transforma celebridades em zumbis. Mais não preciso dizer, o blog já diz tudo. Cutuque aqui para ler! É na parte "dois" do post.

segunda-feira, junho 08, 2009

Quadrinhos da África

Tenho feito um intercâmbio internético com o jovem músico sul-africano Lesego Mosupyoe. Ele me passou uma lista de links para sites de quadrinhos da África. Traduzo abaixo para o português o que o Lesego escreveu em alemão:

1) www.zapiro.com

Das ist die offizielle Webseite von Zapiro, einem Südafrikaner, der tolle Karikaturen macht. Ich liebe seine Sachen. Mit manchen seiner Karikaturen kritisiert er die Politiker in Südafrika und anderen Ländern, daher hat er öfters Probleme mit ihnen.....Aber ich denke, man muss die aktuelle Politik, vor allem die südafrikanische, sehr gut kennen, um Zapiros Werke gut zu verstehen und zu geniessen. Lies mal die Seite.

"Esse é o site oficial de Zapiro, um sul-africano que faz caricaturas muito legais. Eu gosto das suas obras. Com muitas das suas caricaturas, ele critica os políticos da África do Sul e de outros países, por isso tem frequentemente problema com eles... Mas eu acho que é necessário conhecer muito bem a política atual, sobretudo a sul-africana, para entender e aproveitar a obra de Zapiro."


"Madam and Eve" handelt meinstens von den alltäglichen Problemen in Südafrika, vor allem diejenigen, die man in den städtlichen Gebieten erlebt. Daher muss man sehr gut über die Situation in Südafrika informiert sein.

"'Madam and Eve' fala na sua maioria sobre os problemas do dia-a-dia da África do Sul, sobretudo aqueles que se vivencia nas zonas urbanas. Novamente é necessário estar muito bem informado sobre a situação na África do Sul."


"Supa Strikas" handelt um eine Fussballmannschaft. Ich weiss nicht viel von diesem Comic, aber es scheint in Südafrika sehr beliebt zu sein. Wir bekommen fast jede Woche ein Heft davon mit der Sonntagszeitung, mein kleiner Bruder liest es gern. Im Fernsehen läuft auch eine Zeichentrick-Serie darüber. Du wirst sehen, dass diese Webseite nicht nur um Comics handelt. Um zu den Comics zu gehen musst du auf den Link links an der Home-Seite klicken.

"'Supa Strikas' é sobre um time de futebol. Eu não conheço muito sobre esses quadrinhos, mas eles parecem ser muito adorados na África do Sul. Nós recebemos quase toda semana um caderno com esses quadrinhos no jornal de domingo. Meu irmão menor adora lê-los. Também tem uma série de televisão. O site não fala apenas de quadrinhos. Para chegar aos quadrinhos é necessário clicar no link à esquerda da página principal."


Hier findest du einen Artikel über Len Sak. Er hat eine Comicfigur erfunden, die bis vor einigen Jahren täglich in einer führenden Johannesburger Zeitung (gennant "Sowetan") erschien. Der Comic heisst "Jojo". Ich kann keine Webseite spezifisch däruber nicht finden.

"Aqui você encontra um artigo sobre Len Sak. Ele criou um personagem que era publicado há alguns anos num importante jornal de Johannesburg, o 'Sowetan'. O quadrinho chama-se 'Jojo'. Eu não consigo encontrar nenhum site específico sobre isso."


Das ist die Webseite von Carlos Carvalho. Er hat u.a. Comichefte geschrieben, die "Zizi and !Xau" heissen. Das geht um zwei Jungen, die zusammen in südlichem Afrika reisen und Abenteuer erleben. Die Geschichten spielen sich in afrikanischer Urzeit ab. Es hat mir in meiner Kindheit sehr viel Spass gemacht, diese Comics zu lesen. Erst heute habe ich mich wieder nach mehreren Jahren damit beschäftigt. Welch ein Vergnügen!

"Esse é o site de Carlos Carvalho. Ele criou o caderno de quadrinhos chamado 'Zizi and !Xau'. É sobre dois meninos que viajam juntos pelo sul da África vivendo aventuras. As histórias acontecem na pré-história africana. Eu me divertia muito quando menino lendo esses quadrinhos. Somente hoje, depois de muitos anos, eu me deparo de novo com eles. Que divertimento!"

sexta-feira, junho 05, 2009

Mais cyberpunk ("mais" no sentido de "outras informações", não no sentido de ser um cyberpunk radicalizado)

Eu falava ontem maravilhado da descoberta de uma história em quadrinho no gênero cyberpunk. Hoje me deparei com notícia ainda mais interessante. O famoso romance "Neuromancer", ícone da literatura cyberpunk, já foi adaptado para quadrinhos.

Essa é a capa. Cutuque sobre ela para ir abrindo o livro digitalmente, como se você mesmo fosse um personagem cyberpunk. Mas não se empolgue, a adaptação vai apenas até o segundo capítulo. Não sei porque motivos, os autores não foram até o fim. Teriam tempo, já que essas páginas quadrinizadas são de 1989.

Você tem mais informações sobre tudo que cerca o universo "Neuromancer" cutucando aqui. Pus um link em inglês da wikipedia porque está mais completo. O que não diz ali, mas que vi em um blog, é que a obra finalmente será adaptada para o cinema, com estréia prevista para este ano.

***

No blog do Fábio Fernandes, autor e pesquisador de ficção científica (da qual a literatura cyberpunk se origina), dei de cara com este post sobre quadrinhos. Vale a pena cutucar ali, se você gostaria de ver tiras sobre a infância do personagem Boromir, de "O Senhor dos Anéis".

post nº 401

O blogger fez as contas corretas por mim e com isso me dei conta que a postagem de ontem foi a quadringentésima do cabruuum. E "quadringentésimo" não é uma palavra inventada por mim misturando "quadrinhos" com um sufixo qualquer. Foi inventada pela língua portuguesa (por quem exatamente, não sei) e refere-se à forma numeral do número 400.

400 posts! Barbaridade!

(401, na verdade!)

Até parece que foi ontem que fiz o primeiro post deste blog sobre quadrinhos. Daria para fazer uma retrospectiva da minha vida pelo que publiquei aqui nesses quase quatro anos de existência. Afinal, para fazer quatrocentos posts é necessário viver em frente ao computador...

Capaz, nunca foi pra tanto. E até hoje sequer ganhei um centavo com o cabruuum (se bem que o google adsense contabiliza 12 dólares, que me serão pagos quando esse número for multiplicado por dez, ou seja, daqui mais 40 anos; é necessário acumular 100 dólares para o pagamento ser efetivado). Bem, meu ganho maior é com prazer e satisfação. Claro que há muito mais prazer e satisfação na vida lá fora, mas vez que outra eu faço uma pausa nisso tudo e venho aqui postar alguma coisa.

Bem, longa vida ao cabruuum e a você, leitor, que o lê! Até porque, se sua vida for curta, perderei um leitor.

quinta-feira, junho 04, 2009

Quadrinhos cyberpunk

Navegando feito um (anti-)herói cyberpunk pela internet adentro, descobri esta HQ em inglês:

Cutuque sobre a página acima para ler. Trata-se de uma história em quadrinhos que se quer inserir no gênero Cyberpunk, mundialmente inaugurado na literatura com o romance "Neuromancer", de William Gibson. No cinema, você encontra referências a esse gênero em filmes como "Matrix" e "Blade Runner".

"Cuidado com o que você diz, Róbin. Estamos sendo observados."

Estava eu fazendo pesquisa na internet atrás de uma suposta obra em quadrinhos de Veríssimo de Melo, quando, numa dessas voltas repentinas que a vida - digo, o google - nos dá, me deparei com um artigo que não tem nada a ver com o assunto da pesquisa, mas que me chamou a atenção e tem a ver com o tema deste blog. O título é "A estrutura frasal e a pontuação nas histórias em quadrinhos" e foi apresentado por Maria Luci de Mesquita Prestes no VII Congresso Nacional de Estudos Filológicos e Lingüísticos, em agosto de 2003.

Eis o resumo do texto: "neste artigo, pretendemos mostrar como estão sendo utilizadas a estrutura frasal e a pontuação em histórias em quadrinhos publicadas atualmente no Brasil."

E a introdução: "Em manuais de redação, costumam-se encontrar aspectos concernentes à estrutura de frases e à pontuação – com relação a este segundo aspecto, também em gramáticas –, os quais se enquadram em padrões, poder-se-ia dizer, ainda bastante clássicos, respeitando uma série de requisitos ditados por aquilo que se considera a norma culta. Contudo, se formos observar em textos de diversas tipologias e gêneros, vamos perceber usos que nem sempre se enquadram nesses padrões, mas que são aceitos como adequados nos contextos em que se inserem. Esse aspecto nos tem chamado a atenção e vem sendo objeto de alguns de nossos estudos. Neste artigo, pretendemos mostrar os resultados de um desses estudos: uma pesquisa que empreendemos no sentido de verificar como se estão comportado, na atualidade, em histórias em quadrinhos publicadas no Brasil, a estrutura frasal e a pontuação."

Fiquei ansioso por conhecer os resultados da pesquisa e a conclusão tirada pela autora. Caso você seja que nem eu, um curioso obstinado, cutuque aqui para ler o artigo inteiro.

quarta-feira, junho 03, 2009

Repartindo a vida em blogs

O cabruuum está às vésperas de completar 400 posts de vida. Ainda não completou, faltam 3 ou 4 postagens, mas eu não ia esperar o post fatídico para divulgar uma nova parceria. Gosto dos números quebrados mesmo.



Pois a partir de agora sou blogueiro também do Blog da 4SC, espaço virtual da agência de publicidade homônima que é cheia de novas idéias, publicitárias ou não. Detalhe: todas as postagens desse blog coletivo são unidas pelo tema "criatividade". É lá que vou postar tudo aquilo que não for ligado a quadrinhos (para isso já tenho o cabruuum) nem diga respeito à Alemanha ou aos bastidores da minha profissão de jornalista (não esqueça que também tenho há algum tempo o AugustFest).

Acredito, aliás, que esse seja um dos segredos para a sobrevivência de um blog temático (no caso, o cabruuum) na rede: mantê-lo no estrito domínio do tema que cobre (tá bom, com certa flexibilidade...) e criar outros espaços para falar de outras coisas que urgem em sair do blogueiro - na prática, um indivíduo cheio de pulsões.

Essa parceria com a 4SC vem, portanto, a calhar. Vai ser meu espaço para postar praticamente qualquer coisa, desde que seja criativo. E o cabruuum seguirá o mesmo, quem sabe até melhor.

Afinal, com quase 400 posts, as exigências são maiores...

Jornalismo em quadrinhos

O texto abaixo, de autoria de Érico Assis, saiu no site Omelete:

***

JORNALISMO EM QUADRINHOS

Recentemente estive numa dessas bancas de revista gigantescas, que tem literalmente revistas de todo o mundo, e pude ficar alguns minutos folheando. Encontrei uma coisa que me surpreendeu: o jornalismo em quadrinhos parece ser uma coisa que está “pegando”.

Acabei levando duas revistas: a 032c, alemã (com textos em inglês), e a XXI, francesa. A primeira é semestral, a segunda, trimestral. Sim, revistas européias têm nomes, periodicidades e várias outras coisas bem diferentes. Mas enfim: escolhi as duas porque ambas traziam reportagens em quadrinhos.

Na 032c era uma matéria sobre o futuro de Dubai, o país dos Emirados Árabes Unidos que é o futuro do turismo hiper-tecnológico, falando dos projetos arquitetônicos em desenvolvimento atualmente. Quem assina a matéria são dois arquitetos, que preferiram contar sua história em forma de quadrinhos: no futuro, a transformação sociocultural e arquitetônica de Dubai é mostrada através da vida de um menino de elite e de seu motorista da classe baixa, entre outros personagens que ajudam a montar esse panorama do que uma das maiores cidades do mundo virá a ser.

Na XXI, ok, já se podia esperar quadrinhos sendo uma revista francesa (há alguns anos se falava que 1 em cada 3 franceses é leitor de quadrinhos; é o segundo maior mercado consumidor de gibi do mundo, depois do Japão). A matéria é sobre a vida no campo, da plantação à colheita nas quatro estações, da perspectiva de um desenhista que decidiu trocar sua prancheta na cidade por um trator.

Sim, são histórias, com personagens, com balões de fala, com narrativa estruturada, com emoção, com vigor. Isso já é aceito no jornalismo há anos. A novidade está em usar a linguagem dos quadrinhos. Na imprensa brasileira, aqui e ali aparecem algumas reportagens em HQ. Os jornais Folha de S. Paulo e O Estado de São Paulo já encomendaram matérias produzidas desta forma. Nossa Revista Omelete, lançada em março de 2007, publicou uma reportagem do José Aguiar sobre o mercado europeu de quadrinhos no formato de HQ. E há vários outros exemplos. (A Piauí, uma ótima revista jornalística brasileira, também dedica bastante espaço a quadrinhos - mas, até onde lembro, a maioria das HQs dela não se caracteriza como reportagem, e sim no gênero ficcional.)

Nos EUA, a moda ainda não pegou. O New York Times e alguns outros jornais mais “pra frente” já encomendaram resenhas ou matérias de uma página em forma de quadrinhos, mas são poucos os exemplos. O interessante é ver iniciativas como a da editora Hill & Wang, que tem uma linha dedicada a quadrinhos-reportagem sobre a história dos EUA.

Um dos últimos lançamentos deles foi ’08: A Graphic Diary of the Campaign Trail, escrito pelo jornalista Michael Crowley e desenhado pelo quadrinista Dan Goldman. É um dos primeiros livros lançados sobre a emocionante campanha presidencial dos EUA no ano passado – se não o primeiro. E é todo em quadrinhos, como as boas HQs devem ser: layouts de páginas variados, bons diálogos, personagens carismáticos, narrativa heróica. Sem deixar de lado a precisão do bom jornalismo.

Joe Sacco - o principal nome do jornalismo em quadrinhos, que publica HQs sobre as zonas em conflito que visita - está criando escola. Ainda são poucos alunos, mas a turma está crescendo. Os quadrinhos já estão lado a lado com a boa literatura ficcional, mas ninguém imaginou que eles poderiam, um dia, estar disputando espaço como reportagens.

Quanto tempo falta para as Vejas e Épocas da vida publicarem uma matéria em HQ?

terça-feira, junho 02, 2009

Guri-aranha

Essa é pérola: um quadrinista mineiro criou uma série de tiras que retrata a infância de Peter Parker, o famoso Homem-Aranha.

Descobri no blog da revista Galileu. O post é de Rafael Teixeira. Cutuque aqui para ler!

E eis o blog do personagem Puny Parker, de Vitor Cafaggi!

Quadrinhos por uma boa causa

A página acima é a primeira da revista em quadrinhos "Turma do Ique", produzida pelo quadrinista santamariense Daniel Pereira dos Santos. Cutuque aqui para continuar lendo a HQ. O interessante é que o Daniel, indicado ao Prêmio HQMix deste ano com outro trabalho, faz comentários dos bastidores da HQ abaixo de cada página.

Nas palavras do próprio autor, "a Turma do Ique é um centro de convivência que apóia a criança e o adolescente em tratamento contra o câncer. Uma iniciativa da universidade federal daqui, a UFSM (Santa Maria, RS)." Sou solidário ao trabalho do Daniel porque conheci a Turma do Ique quando eu estagiava como assessor de comunicação do Hospital Universitário da UFSM, em 2003 e 2004. Pude então ver que belo e corajoso trabalho é feito lá.

Parabéns eternos à Turma do Ique e parabéns ao Daniel por ter contribuido com seu talento para um projeto tão benfazejo.

segunda-feira, junho 01, 2009

Citações literárias

Encontrei uma citação a histórias em quadrinhos no livro "A Ocupação Americana", do escritor francês Pascal Quignard, e decidi compartilhar. Está na página 17 (editora Rocco, 1996, tradução de Rubens Figueiredo):

"A exemplo de Marie-José, Patrick começou a estudar inglês embaixo das ramagens dos salgueiros. Ele sustentava que não podiam esperar até ingressarem na sexta série. Marie-José o instruía para dar ao seu inglês um sotaque americano, que era irresistível, mas que apresentava um inconveniente: ela o tinha inventado. Ajudavam-se mutuamente a fim de compreender os catálogos de venda pelo correio e entender as alusões das histórias em quadrinhos. Empenhavam-se com fervor, como se Deus tivesse revelado pela última vez sua Palavra para o mundo nos balões das histórias em quadrinhos."