segunda-feira, abril 26, 2010

Caros quadrinhos

A revista Caros Amigos publicou uma matéria sobre a geração 2000 dos quadrinhos brasileiros. Veja cutucando aqui.

Lado bom: é sempre muito interessante ver uma revista de peso e qualidade dando espaço para falar sobre quadrinhos - um tema que dificilmente é tratado com seriedade no jornalismo. Ainda que a pauta tenha se originado a partir de um acontecimento de polícia - o assassinato do Glauco -, vale a pena pelo destaque dado ao tema.

Lado ruim: tirando a entrevista com o André Dahmer no final, o corpo principal da matéria conta com apenas uma fonte. Há muito mais gente apta a falar - e dialogar, discutir, problematizar - sobre quadrinhos no Brasil.

domingo, abril 18, 2010

Neil Gaiman vivinho da silva!

A Revista Época publicou uma entrevista com Neil Gaiman, escritor de literatura e quadrinhos. Veja aqui!

quinta-feira, abril 15, 2010

Sucesso no Japão

Este roteiro você já viu muitas vezes: um quadrinho que vira animação, que vira filme. Aconteceu com os maiores sucessos dos quadrinhos, que viraram sucessos de bilheteria em Hollywood, que depois alcançam o mundo.

No Japão, porém, uma história em quadrinhos bem menos glamourosa está seguindo esse caminho. Veja cutucando aqui.

domingo, abril 04, 2010

Transmídia

O programa Espaço Aberto fez uma edição sobre narrativa transmídia, veja abaixo do que se trata. Há mênções aos quadrinhos.

sexta-feira, abril 02, 2010

Golpe de Honduras e história do rock

Eis dois links interessantes.

No primeiro, o texto fala sobre dois estadunidenses que fizeram uma "reportagem" em quadrinhos sobre o Golpe de Honduras. Cutuque aqui para ler. As aspas que coloquei, você entende lendo os comentários da postagem. Não há consenso sobre ser de fato jornalismo. De qualquer forma, são um tema e uma proposta interessantes.

No segundo, o site G1 fala dum livro que homenageia a história do rock'n'roll. Cutuque aqui para ler.