quarta-feira, junho 27, 2007
ctrl C + ctrl V
Gremionet
Bem feito, ficaram debochando da gente porque perdemos a final da Libertadores... Tsc, tsc.
sexta-feira, junho 22, 2007
Valeu, Grêmio!
quarta-feira, junho 20, 2007
Canalhas!
Um blog seríssimo, respeitadíssimo e qualquer outro "íssimo" que justifique esse risinho no rosto dos homens, quando nos identificamos com alguma situação ali relatada. Aliás, também é um blog quadriníssimo, veja lá!
Ps.: em breve o cabruuum terá assuntos sérios novamente. É que rir não faz mal a ninguém, os médicos inclusive recomendam.
Ehehehe.
(Ganhei dois meses de vida com essa risadinha).
terça-feira, junho 19, 2007
Dá-lhe, Grêmio!
Precisa de mais explicações? Quem já não ouviu falar no milagre tricolor (mesmo que a charge seja em preto-e-branco), no imortal tricolor embalado por sua torcida?
Vale lembrar que há amostras desse Grêmio milagreiro neste humilde blog...
sábado, junho 16, 2007
Homenagem sincera (e atrasada) ao Dia dos Namorados
quarta-feira, junho 13, 2007
Paixão, um dia depois do Dia dos Namorados
Domingo acordei cedíssimo, enfrentei a chuva que caía como um mar sendo peneirado no céu de Porto Alegre e fui ao programa Galpão do Nativismo, na Rádio Gaúcha. Não fui entrevistado nem nada, tampouco entrevistei ninguém. Fiquei lá no estúdio, tomando mate, acompanhando as conversas entre o Dorotéo Fagundes (o apresentador), alguns representantes de empresas gaúchas e... e o Paixão Côrtes!
O Paixão Côrtes, alguns até brincaram, é uma estátua viva! Isso por ele ter sido imortalizado em forma de monumento pelo artista Antônio Caringi. Por quê? Ora, porque o Paixão Côrtes é um dos oito fundadores do Movimento Tradicionalista Gaúcho, cujo marco foi o ano de 1947. Paixão, aliás, é o único que ainda está vivo.
Bem, o programa acabou e fomos todos tomar café numa padaria. O Paixão estava indignadíssimo com alguns descuidos com a caracterização do momumento. O folder da prefeitura sobre o Sítio O Laçador está cheio de erros, e a armada do laço está com alguma incorreção que não entendi muito bem. Sem falar que muitas campanhas publicitárias têm usado a imagem da estátua de forma espelhada, o Laçador virando canhoto.
À primeira vista, pode parecer exagero, mas há um sentido nisso. Principalmente porque o Caringi pesquisou bastante sobre a indumentária gaúcha antes de fazer a escultura, e uma simples mudança altera o resultado do trabalho artístico. Além do quê, o Laçador, sabe-se, é o cartão de visitas do estado: um erro ali pode implicar em um erro de informação a ser perpetuado.
Mas, enfim, isso não interessa a um blog de quadrinhos, né? Tive, porém, de fazer essa introdu-enrolação para apresentar esta charge:
A charge está no livro ¨O Laçador, história de um símbolo", do próprio Paixão, editado em 1994 pela prefeitura de Porto Alege e pelo 35 CTG. Segundo o Paixão, no desenho o Laçador está corretíssimo, o laço do jeito que tem de ser.
Pesquisei sobre o Jaca, que fez a charge, mas infelizmente não achei nenhum material na internet sobre ele. Enfim, caso você o conheça, está desde já convidado a dar sua biografia aqui (embora essa função devesse ser minha...).
Bueno, está dado o recado!
***
Ps.: de Pedro Felicio, roteirista e editor d'O Contínuo: "Jaca é ilustrador e quadrinista nascido em Porto Alegre. Começou sua profissão no começo dos anos 80. Fez quadrinhos e ilustrações para diversos jornais diários e revistas de humor alternativos como a revista Dumdum, Animal, Cybercomix e muitos outros veículos. Ele é da mesma turma do Alan Sieber. Vale a pena conhecer, embora seja difícil encontrar coisas sobre ele na Net. Dizem que ele não faz mais quadrinhos, só nas horas vagas."
domingo, junho 10, 2007
Randy Glasbergen
São trabalhos do estadunidense Randy Glasbergen.
Por desencargo de consciência, cito aqui o blog em que encontrei os desenhos: http://laurabmartins09.blogs.sapo.pt/. E é por desencargo mesmo, porque é daqueles blogs que tocam uma música que impede você de escutar o que quer escutar, por direito, já que está no seu próprio computador. E não encontrei botão de desligar a tal música. E o blog não tem nada a ver com quadrinhos!
sábado, junho 09, 2007
Linha Direta
Nisso talvez pensasse o jovem Roberto nas horas finais do longínquo 26 de dezembro de 1929. Roberto Rodrigues, um jovem desenhando sonhos sobre os papéis de sua prancheta. Roberto Rodrigues, um jovem que teve sua vida ceifada pela inescrupulosa Sylvia Serafim Thibau, naquela tarde, quase oitenta anos atrás.
Roberto Rodrigues, sonhos e linhas interrompidas, ironicamente, por causa de um desenho!
[o logotipo da Globo aí em cima estraga toda a brincadeira, né? Tá bem, vou direto ao ponto. Este post é para falar que o Linha Direta desta quinta foi sobre o desenhista Roberto Rodrigues, irmão do ululante Nélson Rodrigues. O Roberto era jornalista e chargista e foi assassinado aos 23 anos. Isso inclusive marcou o conteúdo dramátido do Nélson. Bueno, veja a sinopse do episódio!]
segunda-feira, junho 04, 2007
sábado, junho 02, 2007
Humor para programadores...
sexta-feira, junho 01, 2007
Sgt. Batman
Daí que Leonardo Foletto, colega de profissão e de blogosfera, achou um gancho disso com os quadrinhos. Ei-lo!
Trata-se de um gibi antigo do Batman que faz referências aos Beatles. A história está completinha, completinha no blog lincado acima, só que em inglês. Se, porém, eu, com meu parco inglês, consegui entender algo, que dirá você, que certamente sabe mais!
Detalhe: dá para baixar o gibi no blog...
Santos de casa
Pois agora o Máucio, organizador do Cartucho, está lançando em Santa Maria/RS a quarta edição. A novidade: este ano, terá também o 3º Santa Maria Cheia de Graça - Salão de Humor do Mercosul, que ancontece entre 17 e 19 de agosto. Quem quiser enviar trabalho, a tentiada é livre, mas tem de ser feita até dia 7 de agosto. O felizardo em uma das cinco categorias (caricatura, charge, cartum, tira e histórias em quadrinhos) mais o felizardo geral ganham cada um R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos pilas de real). Outras informações, você tem aqui!
***
Mais um milagre quadrinístico realizado nestas paragens é o
Por desleixo meu, não consegui divulgá-lo a tempo de pegar as inscrições ainda abertas. Bueno, foi uma falha, mas não favorece ninguém, afinal não desenho nem uma vírgula. Para se ter uma idéia, eu preciso do computador pra conseguir escrever essas letras, que você está lendo agora, na tela!
Mas enfim! A abertura do XV Salão Internacional de Desenho para Imprensa acontece na terça-feira, 5 de junho, às 19h, no térreo da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre. A exposição dos trabalhos premiados vai até o dia até 14 de julho, no mesmo local. Tem bastante tempo pra você/eu se/me organizar e ir ver, portanto.
Ah, paralelamente à exposição, vai haver também uma mostra retrospectiva dos trabalhos premiados nas outras quatorze edições!