terça-feira, agosto 21, 2012

PRESS RELEASE



"Projeto de intercâmbio do Goethe-Institut envia três quadrinistas brasileiros para a Alemanha e traz três quadrinistas alemães ao Brasil.

Eles têm muita coisa em comum: são talentosos, fazem quadrinho autoral e são responsáveis tanto pelo texto quanto pelo desenho da maior parte da sua obra. Donos de estilos diversificados, os participantes deste grupo vêm de regiões distintas do Brasil ou da Alemanha e representam diferentes gerações dos quadrinhos do seu país. Agora, eles embarcam em uma experiência única de trocas interculturais. Com o objetivo de intensificar o intercâmbio artístico em paralelo às atividades que celebram o ano da Alemanha no Brasil (maio de 2013 a maio de 2014), o Goethe-Institut convidou seis quadrinistas para realizarem residências artísticas em um país onde nunca estiveram anteriormente.

Três quadrinistas brasileiros permanecem por quatro semanas na Alemanha, enquanto três autores alemães vêm ao Brasil pelo mesmo período. O projeto foi batizado de Osmose – uma maneira de ressaltar as interações culturais que estão ocorrendo a partir dessas vivências. Os intercâmbios ocorrem todos no segundo semestre de 2012 e podem ser acompanhadas pelo blog blog.goethe.de/osmose. Do Brasil, participam Amaral (Teresina), João Montanaro (São Paulo) e Paula Mastroberti (Porto Alegre), recebidos pelas cidades alemãs de Hamburgo, Munique e Berlim, respectivamente. Da Alemanha, vêm Mawil (Berlim), Birgit Weyhe (Hamburgo) e Aisha Franz (Berlim), que, por quatro semanas, estarão respectivamente em Porto Alegre, São Paulo e Salvador. Durante o período de residência, os participantes abastecem o blog do projeto com textos e recortes da produção realizada durante a viagem.

O lançamento oficial do projeto Osmose ocorrerá durante a Gibicon (a Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba), entre 25 e 28 de outubro, num debate que contará com a presença do alemão Mawil e do brasileiro João Montanaro, falando de suas experiências fora de seus países. Mawil também participa da 58ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre durante sua estadia na capital gaúcha. O resultado do projeto será uma obra bilíngue, a ser lançada nas Feiras do Livro de Frankfurt e de Porto Alegre, em 2013. O Osmose é um projeto concebido e coordenado por Reinhard Sauer, diretor do Goethe Institut Porto Alegre, com curadoria do jornalista Augusto Paim e coordenação e edição do quadrinista José Aguiar.

Contatos para imprensa: Goethe-Institut Porto Alegre, com Mônica Schreiner prog@portoalegre.goethe.org | 51 2118.7800"

Nenhum comentário: