quarta-feira, outubro 27, 2010
Assista AO VIVO ao I Encontro Internacional de Jornalismo em Quadrinhos
Antes de mais nada, vamos à informação principal:
PARA ASSISTIR À TRANSMISSÃO VIA WEBCAM DAS 3 PRIMEIRAS PALESTRAS MAIS A MESA-REDONDA, VOCÊ DEVE CUTUCAR AQUI.
O link fará você abrir o player que está instalado em seu computador. Você pode então regular no próprio player o tamanho do visor (ou visualizar em tela cheia). A partir daí, é só assistir.
Já a parte da interação será propiciada pelo twitter. Pois o EIJQ será transmitido também via texto. Quem quiser acompanhar as discussões e também enviar perguntas em tempo real para os palestrantes e a organização, basta seguir o @EIJQ. Quem comandará a transmissão é Rafael Balbueno, estudante do 8º semestre de jornalismo da UFSM.
É isso. Bom evento. Para todos nós!!!
quarta-feira, outubro 13, 2010
Cartaz do @EIJQ
terça-feira, outubro 12, 2010
PRESS RELEASE

O Brasil abre as portas para o Jornalismo em Quadrinhos
O Goethe-Institut Porto Alegre e a Feira do Livro de Porto Alegre serão o palco de um evento inédito: trata-se do I Encontro Internacional de Jornalismo em Quadrinhos. Durante os dias 28, 29 e 30 de outubro de 2010, quatro convidados nacionais e dois convidados da Alemanha estarão na capital gaúcha para debater a origem e os rumos desse novo gênero jornalístico. Haverá ainda uma mostra internacional de reportagens em quadrinhos, além da exposição "Comics, Manga & Co. - A nova cultura de quadrinhos alemães", dentre outras atividades. Algumas palestras serão transmitidas via web, ao vivo, para todo o Brasil, no blog www.cabruuum.blogspot.com. Também haverá cobertura no twitter @EIJQ.
Os convidados nacionais são: Aristides Dutra, Mestre em Jornalismo em Quadrinhos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Felipe Muanis, jornalista, ilustrador e professor da Universidade Federal Fluminense; Gilmar Rodrigues, jornalista, autor do livro-reportagem “Loucas de amor em quadrinhos”, sobre mulheres que se apaixonam por serial killers; e Spacca, desenhista e escritor de quadrinhos históricos. Os convidados da Alemanha são: Atak (Prof. Georg Barber), autor de quadrinhos de vanguarda, e Jens Harder, autor de reportagens em quadrinhos.
A organização é do Goethe-Institut Porto Alegre, em parceria com a Feira do Livro. A curadoria do encontro e da exposição de reportagens é do jornalista Augusto Paim. A programação completa e o currículo dos candidatos está disponível na seção "Eventos" do site www.goethe.de/portoalegre.
O Jornalismo em Quadrinhos – também conhecido como Jornalismo Gráfico – é uma modalidade jornalística relativamente recente. O principal nome do gênero é Joe Sacco, jornalista maltês que faz livros-reportagem em quadrinhos sobre conflitos étnicos.
segunda-feira, outubro 11, 2010
"Um outro pastoreio"

Se você olha a imagem acima e lê o release abaixo, fica difícil não sentir vontade de ter em mãos esse livro.
Detalhes sobre os autores, a obra e a coisa toda de lançamentos e como e onde comprar, você tem cutucando aqui e acolá.
***
"Graphic novel Um Outro Pastoreio: história em quadrinhos, literatura e artes visuais para contar uma jornada de fé e de imaginação.
Um Outro Pastoreio trata de duas jornadas. Iansã, a Deusa dos Ventos e das Tempestades, viaja ao Mundo dos Homens para resgatar Ogum, o Senhor da Guerra e da Tecnologia. Simão, um velho peregrino, parte em busca de sua fé na companhia de um menino. Mas não será uma tarefa fácil. É um tempo sombrio e desolador no qual uma horda de guerreiros invasores espalha terror e destruição. O futuro do Mundo dos Homens e dos Orixás depende do sucesso de Iansã e Simão. Eles precisam recriar a lenda de um escravo que tinha o dom de encontrar coisas perdidas, o Negrinho do Pastoreio.
Uma história brasileira e universal
É uma fábula sobre a procura da esperança e da fé. Ela trata de preconceitos, intolerâncias e de questões ambientais e, sobretudo, do poder da imaginação. É uma história original, livremente inspirada na lenda O Negrinho do Pastoreio – conhecida pela versão do escritor regionalista João Simões Lopes Neto, publicada no início do século XX.
A trama agrega também elementos da religiosidade afro-brasileira e da mitologia dos orixás. Deste modo, o projeto procura criar pontes entre a literatura, o folclore e as histórias em quadrinhos, valorizando a diversidade da cultura brasileira com uma visão contemporânea e universal.
Um Outro Pastoreio: quadrinhos, literatura e artes visuais
Indio San e dMart se debruçaram durante cinco anos na narrativa, que mescla fotografia, desenho, teatro de bonecos e ilustração digital. Um Outro Pastoreio é um trabalho no qual texto e imagem transitam entre a literatura e a arte sequencial: um diálogo que apresenta elementos tanto de um livro ilustrado quanto de uma graphic novel. A publicação é colorida, numa edição de luxo, impressa em papel pólen, capa dura e 208 páginas.
Os autores
O ilustrador Indio San é formado em design gráfico pela UFSM e trabalha no seu estúdio DsLab Laboratório de Desenhos. O roteirista Rodrigo dMart é músico e jornalista (TVErs), integra as bandas The Dancing Demons e Doidivanas."
sábado, outubro 02, 2010
Apurações alheias
Sara Mota, leitora do cabruuum, me avisou de uma matéria que saiu na revista Raça Brasil sobre HQs africanas. Cutuque aqui para ler. Atenção: são 4 páginas!
Léo Foletto, outro leitor esporádico do cabruuum, além disso jornalista, me avisou de uma matéria que saiu no Estadão sobre o novo livro de Joe Sacco, grande nome do Jornalismo em Quadrinhos. Cutuque aqui para ler. São 2 páginas de entrevista!