Tudo o que mais importa a esta postagem, no que diz respeito à informação, já está dito no título. O resto você sabe cutucando aqui.
Agora o comentário: venho acompanhando a cada semana o crescimento gradativo e consistente do jornalismo em quadrinhos. Isso se percebe por dois fenômenos: 1) cada vez mais veículos publicam experiências envolvendo quadrinhos e jornalismo 2) há cada vez mais trabalhos acadêmicos e pesquisadores estudando o tema nas universidades.
Por outro lado, a linguagem dos quadrinhos ainda precisa ser testada dentro de um uso adequado aos princípios jornalísticos. Em outras palavras, o gênero (e suas respectivas regras de linguagem) ainda está em construção. Na semana passada, fiz duas oficinas sobre o tema num evento acadêmico que participei, em Santa Maria-RS, e observei que para a maioria das pessoas já é uma dificuldade construir uma história no formato de quadrinhos (todo mundo conhece a linguagem, mas montar sua própria página são outros quinhentos). Discutir o jornalismo em quadrinhos dentro de valores jornalísticos é, portanto, um passo a ser dado apenas mais à frente.
Realmente, não é fácil fazer reportagens no formato de quadrinhos. Eu mesmo estou experienciando essa dificuldade numa reportagem que pretendo divulgar aqui em breve.
segunda-feira, junho 21, 2010
Revista "Caros Amigos" publica reportagem em quadrinhos
Postado por
Augusto Paim
às
2:14 PM
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário