segunda-feira, outubro 01, 2007

Xaxado na Xuxa

No sábado, recebi este e-mail num grupo de discussões:

"A maior surpresa de minha vida aconteceu hoje. O programa Xuxa da Rede Globo comentou o site do Xaxado. A própria Xuxa brincou com os joguinhos e recomendou o site. O resultado é que já recebi mais de 800 e-mails de pessoas que entraram no site (só hoje, depois do programa, e não pára de chegar) . Tem gente de todas as idades e do Brasil todo."

Quem escreveu o e-mail foi Antônio Cedraz, criador da Turma do Xaxado. Pra quem não conhece, o Xaxado é este aqui:


Há algum tempo, recebi gentilmente pelo correio duas publicações da Turma, enviadas pelo próprio Cedraz. Li, gostei e só não divulguei antes porque queria entrevistar o autor sobre duas questões (digo quais são mais adiante, no fim deste post).

Também não divulguei antes porque não se trata de algo que precisa ser divulgado: a Turma do Xaxado já é referência nos quadrinhos brasileiros. Ganhou 4 HQ Mix, e o Cedraz ainda foi considerado Mestre do Quadrinho Nacional pela Associação dos Quadrinistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo. Sem falar que a Unesco concede apoio institucional aos projetos da Turma.

O que cabe aqui, então, é falar das minhas impressões.

Em primeiro lugar, a Turma do Xaxado é usada como material pedagógico em escolas na Bahia. Afinal, o enredo das histórias gira em torno da paisagem nordestina, tratando questões como fome, pobreza, seca, desigualdade (ou, antes, disparidade) social... Os temas são tratados com olhares pueris, o que me pareceu muito enriquecedor. Afinal, as crianças baianas têm acesso a um gibi cujas personagens vivem na terra delas, passam os mesmos problemas que elas e estão imersos na mesma cultura. O poder de identificação é enorme. Eu li a Turma do Xaxado imaginando o poder que teria aqui no Sul um gibi cujas personagens fossem crianças gaúchas e as histórias fossem ambientadas, por exemplo, no pampa.

Claro que já há quadrinhos de larga escala para crianças que tratam de assuntos regionais. Na Turma da Mônica e na Disney, por exemplo, há algumas histórias assim. Mas na Turma do Xaxado o regionalismo (universal, como quase todo regionalismo que se preze) é a regra, não a exceção.

No mais, recebi também um exemplar da Turma do Xaxado chamado "Lendas e Mistérios". Achei muito interessante. A edição pega personagens de lendas e os mistura em pequenos causos com as personagens do Xaxado. Desse modo, figuras do folclore regional e nacional são apresentados às crianças. Eu mesmo aprendi lendo o gibi, pois não conhecia o Negro D'Água, nem o Pé-de-Garrafa, tampouco a Velha-da-Mata. Esses três aparecem na HQ junto com a Mula-sem-Cabeça, o Caipora e o Saci Pererê.

Vale registrar ainda que a Turma do Xaxado já rendeu inúmeras análises acadêmicas, e que esses mesmos trabalhos vice-versamente proporcionam um embasamento para o uso pedagógico dos gibis.

Portanto, a Turma do Xaxado aparecer aqui não tem quase ou nenhuma relevância. Ainda mais depois de aparecer na Xuxa. Mas se servir pra você se interessar e propagar a idéia, já me dou por satisfeito!

***

As perguntas que fiz para o Cedraz são meramente pra sanar dúvidas pessoais. Primeiro, perguntei porque os olhos da maior parte das personagens são desenhados sem íris nem pupula. Me parece uma decisão estética importante, que eu não pude descobrir a razão apelando para conhecimentos de semiótica visual. A segunda pergunta que fiz, talvez das mais óbvias e que o Cedraz deve receber com mais freqüência, é se a Turma do Xaxado sofre alguma influência da Turma da Mônica. Não há como não reparar na semelhança no jeito como as personagens e os cenários são desenhados. Penso, porém, que essa semelhança existe por ambos serem quadrinhos para crianças. Essa especificidade exige desenhos com abundância de formas arredondadas e suaves, de modo a não conotar agressividade.

2 comentários:

Anônimo disse...

A mídia sempre me assusta. Mesmo que essa mídia seja Xuxa. Putz! 800 e-mails? Vamos que vamos turma do Xaxado.

Anônimo disse...

Augusto, me envia teu endereço de POA pelo e-mail. Quero te enviar uma material bacana feito aqui!

Valeu!!!