terça-feira, outubro 28, 2008

Quadrinhos por todos os (quatro) lados

Desde que criei este humilde blog, o mundo assumiu novas feições para mim. Deixou de ser redondo para virar quadrinho. Afinal, para todo lugar que eu olhe, aonde quer que eu vá, vejo que o mundo (e as coisas do mundo) querem falar comigo sobre o mesmo assunto: quadrinho. Ou às vezes eles querem falar sobre outra coisa, mas eu desvio para o tema.

Isso tudo para explicar que neste final de semana, aqui na Alemanha, pensei duas vezes neste blog, fazendo coisas que nada tinham a ver com ele. Nenhuma delas muito importante, mas achei que valia registrá-las.

A primeira vez foi no Schokolademuseum, em Köln (no Brasil, essa linda cidade é conhecida como Colônia). Que lugar para se pensar em quadrinhos, hein! No meio de tanto chocolate... Sim, eu sei, eu não teria porque pensar em quadrinhos lá, se não tivesse encontrado, no último andar, na seção para crianças, este brinquedo:



Não me pergunte como funciona, nem o que diz ali nessa réplica de Kinder Ovo, porque entender uma frase em alemão leva mais ou menos dez minutos, e eu não tinha todo esse tempo. Apenas vi, fotografei e agora compartilho.

A segunda vez foi assistindo a um filme da minha infância, que peguei para treinar o idioma e lembrar do tempo em que era eu quem deixava malucos os adultos à minha volta. O nome do filme: "Die Unendliche Geschichte". Calma, calma, não vá embora. Não se assuste com o nome. Você certamente também já assistiu a esse filme na Sessão da Tarde. "História Sem Fim", em português.

Pois numa das primeiras cenas do filme, o menino Bastian, fugindo de garotos que o perseguem, vai parar numa velha livraria. A conversa que ele trava com o livreiro é mais ou menos assim:

Livreiro: - Vai embora! Eu não posso com crianças! - Bastian caminha em direção ao velho, que está sentado na poltrona, fumando cachimbo e lendo: - Você ainda está aí! Você não escutou o que eu disse? Está brincando de esconde-esconde ou o quê?

Bastian, apontando para os livros: - Não, eu só queria...

- A locadora fica na próxima esquina! Aqui não tem nada que interesse a crianças da sua idade! Só livros!

- Eu sei o que são livros. Eu tenho 186 no meu quarto!

- Sim, quadrinhos, eu sei! - o livreiro abana o ar em sinal de desdém e volta-se para o livro que está lendo.

- Não! "O Último Moicano", "Old Surehand", "Winnetou 1, 2, 3", "Robinson Crusoe", "Die Schatzinsel", "20 Mil Léguas Submarinas"... [nota do tradutor (no caso, eu): alguns títulos não consegui traduzir!]

- Hum... Venha cá! - o livreiro muda de atitude. - De quem você está fugindo?

E o diálogo segue por aí, até o velho apresentar o tal livro "História Sem Fim" para o menino. O resto não interessa mais para os propósitos deste blog.

Enfim, sobre esse trecho, eu fiquei pensando em que posição complicada e dúbia ficam todos aqueles que se dispõem a lidar com quadrinhos de maneira séria. Quer dizer, por um lado, quadrinhos são vistos como mais uma dessas bobagens que têm por aí, nada muito importante. Por outro, numa visão mais evoluída, é uma linguagem madura que pode ser usada para fazer obras-primas, e também um instrumento pedagógico, por conjugar texto e imagem. Quer dizer, quadrinhos podem ser vistos de dois modos completamente diferentes, conforme a visão. Numa, ele é a última bolachinha do pacote. Na outra, algo para pisar em cima. Complicado, não? E como fica quem trabalha com quadrinhos? Como conciliar duas visões tão diferentes sobre o próprio trabalho?

Bem, ainda não encontrei resposta, mas achei interessante pensar em como seria essa cena, se fosse feita num pensamento quadrinisticamente correto: o menino Bastian, fugindo de garotos que o perseguem, vai parar numa loja especializada em quadrinhos. A conversa que ele trava com o dono da loja é mais ou menos assim:

Dono da loja: - Vai embora! Eu não posso com crianças! - Bastian caminha em direção ao homem, que está sentado na poltrona, mexendo no piercing e lendo: - Você ainda está aí! Você não escutou o que eu disse? Está brincando de esconde-esconde ou o quê?

Bastian, apontando para os quadrinhos nas estantes: - Não, eu só queria...

- A banca de jornal fica na próxima esquina! Aqui não tem nada que interesse a crianças da sua idade! Só obras-primas dos quadrinhos!

- Eu sei o que são quadrinhos. Eu tenho 186 no meu quarto!

- Sim, gibis, eu sei! De super-herói! Aqui só tem quadrinhos de alto nível! - o dono da loja abana o ar em sinal de desdém e volta a ler.

- Não! "Maus", "Palestina", "Calvin & Haroldo", "Persépolis", "Mafalda"...

- Hum... Venha cá! - o homem muda de atitude. - De quem você está fugindo?

E o diálogo segue por aí, até o velho apresentar ao menino o tal livro "História Sem Fim", uma obra em quadrinhos de cair o queixo.

Um comentário:

Paulo Rená da Silva Santarém disse...

Sério, esse argumento sem a quadrinização nçao vale nada! hehehehe

A Terra vai girar, e quadrinhos e blogs ainda terão seu lugar ao sol. Anote aí: é o fim do mundo como conhecemos, e vai ser legal!