domingo, novembro 23, 2008

Comics für Einsteiger

Nos últiimos três meses, desde que eu vim parar na Alemanha, tenho atualizado este humilde blog bem menos do que eu gostaria. Isso em vésperas de o blog completar 3 anos!

Mas não é omissão da minha parte. Sigo trabalhando com quadrinhos por aqui, procurando novidades, tocando projetos ligados a quadrinhos, falando sobre quadrinhos. O que eu descubro não vem parar logo no cabruuum porém por dois motivos. Primeiro, porque estou sem acesso à internet em casa, o que torna atualizações mais complicadas, na medida em que quando entro na internet numa lan tenho muito trabalho para pôr em dia e pouca grana para pôr na máquina. O segundo motivo, bem mais convincente, é que o material ao qual estou tendo acesso é em alemão. Minha cabeça precisa de um certo tempo para processá-lo.

Enfim, hoje tem coisa nova. A funcionária da biblioteca pública de Haselünne realmente gostou de mim. Veio me trazer do acervo três livros que ensinam a fazer quadrinhos. Antes de ela voltar com eles, pensei que ao menos um seria tradução de algum trabalho clássico da área, mas os três eram inéditos para mim. Ei os livros:


Dou as eferências bibliográficas corretas:

"Karikaturen zeichnen für Einsteiger" ("Desenhando caricaturas para principiantes"), de Walter Halbinger. Editora Augustus (não é parente), 1998. Impresso em Augsburg, Alemanha.

"Comic-Zeichnen für Einsteiger" ("Desenhando quadrinhos para iniciantes"), de Bernd Natke. Editora Augustus (não é parente mesmo, juro), 1998. Impresso em Augsburg, Alemanha.

"Comiczeichnen leichtgemacht: Helden und Schurken" ("Desenhando quadrinhos fácil: heróis e violões"), de Christopher Hart. Editora Benedikt Taschen, 1998. Impresso em Köln, Alemanha.

Todos os três livros, em folheadas atentas, me pareceram bons, embora o segundo seja mais completo. Se você deseja fazer o quase impossível - aprender a falar alemão e a desenhar ao mesmo tempo - pode começar com esses aí.

Um comentário: