sábado, janeiro 31, 2009

Usando o espaço do cabruuum para divulgar uma iniciativa realmente diferenciada (da qual participo, claro!)

FIZ + SOTAQUES TRAZ EDIÇÃO INTERNACIONAL

Programa espalha seus videorrepórteres pelo mundo e descobre o que pensam ingleses, alemães, argentinos, indianos, norte-americanos, guineeses e colombianos, sobre o nosso país

Conhecido por ser um programa que não apenas descentraliza discussões, mas privilegia a pluralidade do modo de falar brasileiro, o Fiz+Sotaques mostra que as possibilidades do jornalismo colaborativo com a internet, de fato, não têm fronteiras. Nos dias 2 e 9 de fevereiro o Canal FIZ TV (tanto pela TVA, quanto pelo site www.fiztv.com.br) exibirá duas edições especiais feitas a partir de videorrepórteres espalhados pelo planeta.

"Se o colaborativo do Sotaques funciona tão bem nacionalmente, num país tão grande como o nosso, por que não funcionaria em distâncias maiores como entre Buenos Aires e China? Foi o que pensei e o Leandro aceitou na hora", conta Augusto Paim, viderrepórter do Sotaques e idealizador das edições especiais. "Assim fizemos. Pensamos em uma pauta e contactamos alguns amigos. Eles gostaram da ideia e o resultado será exibido nos dois próximos programas", resume o diretor Leandro Lopes.

As edições internacionais colocarão em discussão o "como" o mundo vê o Brasil e o "porquê" dessas visões. Por exemplo, será que tem estrangeiro pensando que o país do futebol é habitado por macacos? Será que somos, para eles, uma imensa floresta amazônica? Na edição de 2 de fevereiro, uma alemã, três ingleses, dois argentinos, uma indiana, um norte-americano, um guineese e um colombiano revelam o que pensavam antes de conhecer o país e o que pensam após conhecê-lo. "Esse primeiro é o "como" dessa discussão. São estrangeiros dando suas opiniões sobre o país. Na semana seguinte (dia 9), teremos um sociólogo comentando os "porquês" dessas visões. Afinal, somos o que mostramos ser para o mundo?", revela Leandro.

O Fiz+Sotaques é o primeiro programa de jornalismo colaborativo da internet e vai ao ar todas as segundas-feiras, às 21h15, no canal 16 da TVA analógica e no canal 20 da TVA digital, em São Paulo (capital e interior), Santa Catarina (Florianópolis e Camboriú), Paraná (Curitiba e Foz do Iguaçu), Rio de Janeiro (capital) e Minas Gerais (Uberlândia). Os programas também estão disponíveis no site do FIZ TV, para qualquer lugar do Brasil. Para conhecer melhor, basta acessar a página www.fiztv.com.br ou o blog dos bastidores do programa www.sotaquesdobrasil.blogspot.com.

FIZ TV
O FIZ é o primeiro e único canal de TV colaborativo do Brasil. Pertencente ao Grupo Abril, com menos de dois anos de vida, o projeto já conseguiu criar uma forte comunidade de produtores de vídeo na web e uma linguagem ousada e inovadora dentro da televisão brasileira. Nos últimos meses, o canal dedica-se para que produtores de todo o país enviem não somente vídeos, mas também programas formatados e pensados para uma nova televisão. A criação de um pioneiro sistema de remuneração somado à grande liberdade editorial que o canal dá aos produtores permite que público acompanhe, cada vez mais, o surgimento de novas e boas idéias no universo audiovisual brasileiro.

Nenhum comentário: