domingo, fevereiro 22, 2009

Release do Marko Ajdaric

Em decorrência do apoio recebido de artistas e editoras ao evento Coxias de Caxias, agora Marko Ajdaric, editor da maior newsletter da Nona Arte do Mundo, o Neorama dos Quadrinhos, está empenhado em realizar uma mostra com um conceito simples, mas inovador: uma exposição em que os visitantes possam não somente ter uma idéia ou uma 'aproximação' do que se produz no mundo, hoje. Não: o visitante terá a oportunidade de folhear, como se estivesse em uma feira do livro, uma ampla exposição dos quadrinhos no mundo, hoje.

O mecanismo da mostra é assim: para o Coxias de Caxias, que inclui a parte de vendas de obras sobre quadrinhos (através do contato com Cristiano Bartz Gomes - mantese.livreiro@terra.com.br) tudo o que nos chega, salvo quadrinhos pornográficos, é exposto, nas várias edições do evento, que passa a ser mensal, em março.

Uma parte dessa mostra será selecionada para compor uma Mostra Mundial de Quadrinhos, que já tem, com apoio de universidades, na sua agenda, 7 cidades do Rio Grande do Sul. Outra cidade gaúcha que deve receber a nossa empreitada é Santa Maria, onde contamos com o apoio e torcida do quadrinhista Byrata e da gibiteria Zona Franca, do Jesus Nabor Ferreira. Festivais em outros países já foram contactados, também.

A mostra não procura exibir 'mais do mesmo'. Queremos que muito mais pessoas descubram o quanto os quadrinhos amadureceram, como expressão de arte, nesta década. A descrição completa dos objetivos pode ser lida aqui.

A mostra está concebida da seguinte maneira, até a data:

Mais de 200 publicações com trabalhos representativos de quadrinhistas de mais de 40 países, além de livros teóricos e revistas sobre quadrinhos. 70 publicações com trabalhos representativos de quadrinhistas do Brasil, além de livros teóricos e revistas sobre quadrinhos. Uma mostra com trabalhos de desenhistas brasileiros que trabalham para editoras do chamado quadrinho comercial, nos EUA. Uma pasta com textos impressos, cujos autores nos autorizem a impressão.

Um esforço adicional está sendo feito para realizar vídeos como ESTE, para ajudar na compreensão e divulgação das obras expostas.

O próximo Caxias de Caxias acontece no dia 14 de março, e vai homenagear Altair Gelatti. A lista de artistas brasileiros representados, na parte expositiva e de vendas, já chega a mais de 80. Uma lista das pérolas internacionais que estarão à mostra neste Coxias ainda será publicada na Agenda Virtual da Cultura, onde já se publicou a lista dos primeiros 45 brazucas. O endereço é o mesmo: na livraria O Livreiro, que fica na Rua Garibaldi, 964, no centro de Caxias do Sul.

Para manter contato com Marko Ajdaric: MSN neoramaqq@hotmail.com Skype: markoajdaric

A convocatória mundial em
Inglês
Alemão
Castelhano
Catalá
Galego
Italiano

Um comentário:

Marko Umorista disse...

belo evento :-)
estarei lá, com certeza !!