sexta-feira, setembro 18, 2009

"JOHNNY CASH - UMA BIOGRAFIA"

Pois então, fez-se o título. O título em português, portanto, é esse que dá titulo ao post.

Papo de doido esse meu? Não, você já entende com o release abaixo, de autoria de Robertson Frizero:

***

Biografia em quadrinhos de Johnny Cash é publicada no Brasil em outubro



"CASH - I SEE A DARKNESS", biografia em quadrinhos do compositor e cantor norte-americano Johnny Cash, será publicada em outubro de 2009 pela Editora 8INVERSO, de Porto Alegre. A obra do premiado quadrinhista alemão Reinhard Kleist foi publicada pela primeira vez em 2006, ano em que a cinebiografia "Johnny & June" ("Walk The Line", título original) entrou em cartaz nos cinemas de todo o mundo. Naquele mesmo ano, recebeu o prêmio de Melhor Livro de Quadrinhos Alemão na Feira do Livro de Munique. No ano seguinte, em 2007, recebeu a mesma premiação na Feira do Livro de Frankfurt. De lá para cá, ganhou traduções em diversas línguas (espanhol, francês, italiano, grego, croata e inglês) e foi premiada com o Max und Moritz de Melhor Graphic Novel alemã no ano de 2008. Em 2009, a versão em francês, “Cash – Une Vie”, recebeu o “Les prix des ados” no Festival Literário de Deauville, na França. Kleist recentemente foi também indicado ao Prêmio Sondermann 2009 de Melhor Graphic Novel Alemã por seu diário de viagem “Havana”



Em “CASH – I SEE A DARKNESS”, o quadrinhista retratou em sua obra um lado mais obscuro do cantor, que ficou um pouco deslocado na versão hollywoodiana de sua biografia, não deixando de lado seus sucessos ou fracassos, os problemas com a bebida e as drogas e sua inspiração para compor canções até hoje cultuadas por um público fiel. O trabalho de Kleist tem sido elogiado pela expressividade das imagens e pela dinâmica quase cinematográfica que imprime ao roteiro, também de sua autoria. Segundo Kleist, sua biografia em quadrinhos do cantor mostra “a vida errante de Cash como um solitário, patriota, um rebelde contra o sistema do music business em uma história escrita de forma a agradar não apenas os fãs do cantor”. A história, contada por um dos detentos da prisão de Folsom – palco de um dos mais famosos espetáculos da carreira de Cash — concentra-se nas décadas de 1950 e 1960, mas é enriquecida com passagens da infância e juventude de Johnny Cash e com recriações visuais de algumas de suas mais famosas canções.

O lançamento de “CASH – I SEE A DARKNESS” no Brasil ocorre no mesmo mês em que o livro será editado nos EUA, terra natal do cantor. A obra teve tradução direta do alemão a cargo do jornalista cultural Augusto Paim, especialista no universo HQ.



O livro tem lançamento previsto para 19 de outubro de 2009, durante um grande evento promovido pelo Goethe Institut Porto Alegre e que contará com a presença do autor Reinhard Kleist em Porto Alegre. Como parte do mesmo evento, haverá uma entrevista ao vivo do quadrinhista alemão com o tradutor Augusto Paim e uma exposição com diversos trabalhos de autoria do artista. Kleist também oferecerá no dia 20 de outubro uma oficina, intitulada "Como Realizar um Projeto de Não-ficção em Quadrinhos". Na oficina, aberta ao público mediante inscrições prévias feitas até 01/10 no Goethe Institut, o autor - que em 2010 lançará na Alemanha uma biografia em quadrinhos de Fidel Castro, seu mais recente trabalho -, falará sobre sua experiência em pesquisa e criação de roteiros para seus livros biográficos em HQ.

4 comentários:

Leonardo disse...

A obra teve tradução direta do alemão a cargo do jornalista cultural Augusto Paim, especialista no universo HQ.

Só por essa frase eu vejo que o amigo tá rumando pra outro nível de qualidade.

Parabéns tche!

Robertson Frizero disse...

E posso garantir que a qualidade da tradução é impecável! Com o aval do próprio autor, Reinhard Kleist!

Ricardo S. Tayra disse...

Salve, Augusto! Demorou um poquinho, mas postei uma nota lá no SaposVoadores.net. Confira aqui

Anônimo disse...

Onde encontro para comprar? Já busquei na internet e não encontro.