sexta-feira, janeiro 22, 2010

As "malditas" charges aquelas...

Tem notícias um pouco inusitadas que evito de replicar aqui, por dois motivos: não gosto de temas grotescos e evito ao máximo fazer um mero ctrl C + ctrl V.

Hoje, porém, fujo a regra, por se tratar de um tema pertinente e um texto bem escrito, de autoria de Paulo Nogueira, para a revista Época:

"O chargista dinamarquês que se salvou de machadadas no 'Quarto do Pânico'

KURT WESTERGAARD é um cartunista dinarmarquês de 74 anos com um certo ar de Papai Noel. A barba branca, o olhar intensamente azul, o bom humor, o sorriso fácil. Ele mora em Arhaus, a segunda maior cidade da Dinamarca, um dos países com o menor índice de criminalidade do mundo. Com tudo isso, sua casa, numa rua sem muros e com frequência sem uma única alma, tem um improvável 'Quarto do Pânico'. É um aposento para você se proteger de assaltos e agressões, e é muito mais fácil você imaginá-lo em casas de cidades brasileiras rodeadas de favelas do que na calmaria tediosa de Arhaus. Foi no entanto graças ao 'Quarto do Pânico' que Westergaard, que se movimenta apoiado numa bengala, escapou de ser morto por um somali de 28 anos no primeiro dia de 2010." [...]

Se quiser seguir lendo o texto, cutuque aqui. O importante a adiantar é que Westergaard é um dos chargistas que retratou Maomé há alguns anos, o que originou uma revolta muçulmana e movimentos de toma-lá-dá-cá de todos os lados. Lembra? Não? Pois então cutuque aqui.

Nenhum comentário: