segunda-feira, maio 17, 2010

Jornalismo em Quadrinhos paraibano

Na semana passada, tive uma agradável surpresa proporcionada por esse diminuidor de distâncias que é a internet. Por meio do jornalista-quadrinista gaúcho Leandro Dóro, fiquei sabendo da existência de um jornalista-quadrinista paraibano chamado Audaci Junior. Ao tomar conhecimento da sua produção, percebi que você precisa tomar conhecimento da produção dele também. Bem, este post é para servir de diminuidor de distâncias, então vamos lá!

Para começar, o Audaci mantém uma página na internet com resenhas sobre livros em quadrinhos. Até aí, nada de mais, se não fosse o fato de as resenhas serem feitas em quadrinhos. Mais legal ainda é o fato de Audaci escrever/desenhar sobre o livro em questão reproduzindo o estilo do próprio autor. Bem, veja como é isso na prática, cutucando aqui.

O Audaci também mantém uma coluna fixa no site Quadrinho.com. Chamo a atenção para a série de postagens que ele fez sobre o tema Jornalismo em Quadrinhos. Cutuque aqui para começar a ler, mas não esqueça de cutucar nos outros cinco links lincados ao fim do texto. Audaci explica de maneira simples, acessível e ilustrada como surgiu o jornalismo em quadrinhos, quais são os principais nomes no Brasil e no mundo e aponta alguns dos desafios do gênero.

Em 2003, Audaci graduou-se na Universidade Federal da Paraíba entregando como trabalho final um livro-reportagem em quadrinhos. Que, inclusive, foi publicado pela editora Marca da Fantasia. Confira aqui.

Espero ter feito uma boa ação pondo vocês em contato. Valeu ou não valeu a pena conhecer o Audaci?

E você, o que tem para mostrar a ele? Apresente-se!

Nenhum comentário: