segunda-feira, maio 10, 2010

Super-rabinos!

Outro dia falei aqui sobre super-heróis islâmicos. Agora retomo o assunto etnico-religioso sob uma perspectiva ainda mais interessante.

O Museu Judaico de Berlim está com uma mostra sobre quadrinhos e judaísmo. Veja cutucando aqui. O link vai levar a uma notícia em português. No texto, mostra-se como alguns dos mais importantes super-heróis - Hulk e Super-Homem, por exemplo - foram criados por quadrinistas de origem judaica. O texto ainda fala de "Maus", obra de Art Spiegelman, que aborda o tema do Holocausto. A diferença é que, no caso dos super-heróis, o judaísmo muitas vezes estava presente na história, mas não de forma declarada.

Realmente, muito interessante.

Recomendo a visita ao site do Museu Judaico. É em inglês. Ali é possível ter uma visão mais ampla da mostra, que também fala de tiras e quadrinhos underground. Cutuque aqui.

***

Uma breve reflexão: é notável como os temas etnico-religiosos são comuns nos quadrinhos de não-ficção. Além de "Maus", pode-se citar a obra de Joe Sacco. Ou "Persépolis", de Marjane Satrapi. Só para citar os que me ocorrem agora. Deve haver muitos outros.

A quem está no meio acadêmico, fica a sugestão: uma pesquisa sobre o tema seria muito bem-vinda!

Nenhum comentário: