segunda-feira, junho 12, 2006

Breve retorno às origens (cibernéticas) do Cabruuum!!!!!!

Um domingo frio, de passar empijamado e atracado num edredom, olhando jogos de futebol de manhã até de noite, tocando um violãozinho e pensando em pautas pro blog... Cenário perfeito para lembrar de como tudo começou...

Aí em cima, na tabelinha vermelha, você leu que este (humilde) blog iniciou "como um exercício do Laboratório de Jornalismo Cultural (J. C.)do Programa RUMOS, do Itaú Cultural, do qual participei em 2005." O Rumos Jornalismo Cultural reuniu 14 estudantes de jornalismo, de diferentes regiões do Brasil, sob a coordenação do jornalista Israel do Vale. Nós passamos todo o ano de 2005 fazendo encontros online de discussão duas vezes por semana, produzindo reportagens, debatendo questões culturais e entrevistando estudiosos e profissionais consagrados do campo cultural.


[a marca do programa]

No último mês do Laboratório, antes do encontro presencial de encerramento dessa edição do Rumos J. C., na sede do Itaú Cultural, em São Paulo, o Isra(el do Vale) nos deu a tarefa de criarmos, cada um, um blog para cobrir determinada área cultural. O detalhe: a ênfase seria em coisas que rolam pela internet. Eu, como se poder ver, escolhi quadrinhos.

De lá pra cá (e vice-versa), já se vão 6 meses, e nesse meio tempo já aconteceu de tudo aqui no Cabruuum!!!!!!! Desde acompanhar vitórias homéricas do Grêmio, até cobrir coisas da cultura local, passando por entrevistas e resenhas... Mas acho que a proposta se desviou um pouco do que o Isra tinha desenhado: não que o Cabruuum!!!!!! nunca tenha falado do que rola pela internet - pelo contrário, isso acontece com muita freqüência -, só que a ligação com o mundo virtual não é mais uma exigência primordial das minhas pautas.

Mas enfim! Eis que hoje eu decidi, por nostalgia, fazer esse retorno às origens (cibernéticas) do Cabruuum!!!!!!. Veja o que eu encontrei na grande rede:

* Primeiro, meu companheiro ex-rumoroso, Reuben da Cunha (o Trompetista Gago dos links aí do lado, na tabela azul, temporariamente emudecido), me passou hoje o link desta comunidade do orkut: Universo Comics - HQ Downloads. O nome já diz tudo, claro, mas eu quero poder dizer alguma coisinha que seja (deixa, vai...?!). Como fazer os downloads?, por exemplo: você entra na comunidade (cuja foto é essa aí do lado) e clica nos links colocados nos tópicos dos fóruns (cada link é uma revista). Você vai ter que baixar um programinha pra ler esses gibis, mas a descrição da comunidade explica isso direitinho.

* Seguindo nessa linha, o blog Rapadura Açucarada, que já foi assunto aqui, dispõe de gibis pra baixar, também. Outro blog desse naipe: o Depósito do Calvin, que figura na lista dos 10 melhores blogs no concurso Coke Ring, da Coca-Cola. É bacana mesmo: eles atualizam o blog com tirinhas do Calvin, célebre criação de Bill Watterson. E tem mais: se você olhar na coluna à direita, vai ver o título de alguns livros desse personagem. Cutuque lá. Dá pra baixar tudo: as páginas foram escaneadas pra você ler, de graça, no seu computador.

[a marca do blog]

* E o orkut véio pode dar uma mão na roda pra quem faz HQ. Claro, se essa pessoa for criativa. O pessoal da Quadrinhos S.A., por exemplo, aqui de Santa Maria, RS (veja a matéria sobre eles batucando com o mouse neste link), é desses bem criativos. Tanto é que botaram no orkut o Mestre Zen Noção (o barbudo aí), personagem criado pelo Marcel e pelo Carlos Fernando, integrantes da Quadrinhos. Você pode ir lá e ser amigo dele tranqüilamente, basta ser gente fina.

* Tem também a Sophia (essa bonequinha de fitinha vermelha aí do lado, anunciando novas tiras). Quem criou ela foi Roberto Hunger (eu já estava me preparando para admitir que não sei nada sobre ele quando achei este link com um pouca da sua história: veja!) O bacana da Sophia é que as suas histórias são publicadas no orkut mesmo, no álbum da personagem.

* E, pra finalizar, tem o orkut do autor Eduardo "The Negão" Kowalewski, que usa essa ferramenta pra divulgar o seu trabalho. Já no seu perfil ele diz o que faz e a que veio. No álbum, algumas imagens da sua criatura: "The Negão" (imprudentemente batendo as cabeças do Batman e do Wolverine na capa da primeira edição da revista)! Dê uma fuçada lá.

É isso. Eis uma infinidade de links. Você explora todo esse material, e eu vou voltar pra minha nostalgia, sorvendo longos goles de chimarrão. Abração!

2 comentários:

Fran Rebelatto disse...

Bom, pra quem a dias não postava, nada até que voltou com tudo. Segura esse loirão, se não vai nos matar com uma overdose de quadrinhos...

Confesso que não cutuquei em todos os links, mas a curiosidade está me matando, pois vai dizer é inevitável, passar por um texto cheio de links e resistir em não clicar. Então, sem mais de longas, me vou a cutucar um tudo quanto é coisa verde desse belo texto.

Se sobreviver a tanta coisa boa, voltarei para mais comentários. Salve, meu amigo Augustinho, que volta bombando nas paradas...heheheh

Beijos no coração e um otimo Dia dos namorados, por falar nisso, quis fugir do assunto, né...

Anônimo disse...

Cacete, lá se foi meu tempo livre!