Marco Aurélio no lugar do Fernandão
Se fosse pelo ponto de vista dos gremistas, bem que o cartunista Marco Aurélio poderia ser jogador do Inter. Pois ele publicou a seguinte charge no jornal Zero Hora, no último dia 9 de agosto:
A charge, como se pôde ver, associa o tumulto provocado por alguns torcedores do Grêmio durante o último Grenal, no estádio Beira-Rio, ao crime organizado. Isso revoltou pra valer alguns gremistas. Num site divulgado numa comunidade do orkut, inclusive há uma incitação para os torcedores cancelarem sua assinatura do jornal e usarem a grana para se associarem ao clube. Não sei se deu certo ou não a movimentação, mas é interessante pra se pensar no raio de alcance de uma charge...
Procura-se desenhos (com boa aparência)!
Pela GRAFAR, fiquei sabendo de uma nova ferramente de busca de desenhos, a Galeria Brasil, hospedada no portal Tupixel (cutuque aí no nome que você acha a Galeria). Diz o release: "O portal Tupixel é uma iniciativa de pesquisa, divulgação e coordenação de projetos para o desenvolvimento do desenho artístico brasileiro, desenvolvido desde 1998 pelo desenhista e designer Faoza Monteiro, colaboradores e simpatizantes da iniciativa. A Galeria disponibiliza os grandes mestres do desenho nacional, profissionais renomados e jovens iniciantes, de 1899 pra cá."
Qualquer um que (acha que) desenha pode ir lá e participar da Galeria. Basta mandar para o e-mail do Faoza (cutuque no nome dele ali em cima) dados como nome completo, pseudônimo, endereço de site, e-mail, fone (celular e fixo, com DDD), cidade e estado. E anexar o(s) desenho(s) no formato jpg, em baixa resolução (72 dpi), no tamanho 360 x 270 pixels.
O interessante é que no Tupixel também há uma Central de Tiras e um fórum de discussões, dentre outros links.
Entendeu ou quer que eu desenhe?!
O Faoza mais o cartunista Leandro Dóro estão encabeçando um movimento pra incluir no currículo dos cursos de Comunicação Social uma disciplina "que abarque os princípios teóricos e as formas de aplicação e execução de ilustrações, charges, tiras, histórias em quadrinhos e cartuns, compondo a disciplina de Artes Gráficas Aplicadas ou, simplesmente, Ilustração". A argumentação completa você conhece no blog do Leandro, no segundo post do último dia 31 de julho (cutuque em cima do nome dele, no começo deste parágrafo).
A proposta tem circulado por listas de discussões e foi encaminhada para a Ouvidoria-Geral do Ministério do Trabalho e Emprego, que, respondendo sem responder, disse que está sendo criado um Grupo de Trabalho para estudar e fazer uma proposta para a regulamentação da profissão de jornalista e de outras áreas afins da comunicação. O GT "será formado por cinco membros indicados pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ); cinco representantes da Federação Interestadual de Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão (FITERT) e cinco participantes indicados entre as entidades de empregadores - ABERT – Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão; ANJ - Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Aner – Associação Nacional de Editores de Revistas. "
O texto da proposta de inclusão da disciplina nos currículos também foi enviado para a Sociedade dos Ilustradores do Brasil (SIB), que, segundo o Leandro, responsabilizou-se pela possibilidade de avaliá-lo e incluí-lo como política da instituição.
Ge-raaaaaaldo!
E por último, pra finalizar, recebi os links que encaminham você para o fotolog e o site de Geraldo Roberto da Silva, mestre em desenho e professor disso na FURG (Fundação Universidade Federal de Rio Grande). Não conhecia o trabalho dele, mas, numa breve olhada, já me sinto em condições de recomendar (veja uma amostra aí embaixo).
É isso. Boa semana!
2 comentários:
Ate que enfim a ideia de incluir a parte de ilustracao nos cursos de Comunicacao social tomou corpo. Acho que esse meio tem um grande alcance e uma grande repercussao, como ficou demonstrado no caso do Marco Aurelio. Por tras do humor podem existir ideias serias: ja eh dito popular que 'toda brincadeira tem um fundo de verdade'. Sera muito bom que o comunicador possa dominar mais essa ferramenta.
desculpa pela falta de acentos nas palavras, eh por causa do pc ao qual escrevo
Postar um comentário