domingo, agosto 13, 2006

Post feito de retalhos

Uma das melhores coisas que fiz este ano (no quesito "quadrinhos", óbvio) foi entrar na lista de discussões da GRAFAR (Grafistas Associados do Rio Grande do Sul). Costumam surgir ótimas pautas daí. Infelizmente, não tenho como fazer uma postagem pra cada uma delas, que é bastante coisa. Mas hoje vou resumir quatro pautas em uma só:

Marco Aurélio no lugar do Fernandão
Se fosse pelo ponto de vista dos gremistas, bem que o cartunista Marco Aurélio poderia ser jogador do Inter. Pois ele publicou a seguinte charge no jornal Zero Hora, no último dia 9 de agosto:

A charge, como se pôde ver, associa o tumulto provocado por alguns torcedores do Grêmio durante o último Grenal, no estádio Beira-Rio, ao crime organizado. Isso revoltou pra valer alguns gremistas. Num site divulgado numa comunidade do orkut, inclusive há uma incitação para os torcedores cancelarem sua assinatura do jornal e usarem a grana para se associarem ao clube. Não sei se deu certo ou não a movimentação, mas é interessante pra se pensar no raio de alcance de uma charge...

Procura-se desenhos (com boa aparência)!

Pela GRAFAR, fiquei sabendo de uma nova ferramente de busca de desenhos, a Galeria Brasil, hospedada no portal Tupixel (cutuque aí no nome que você acha a Galeria). Diz o release: "O portal Tupixel é uma iniciativa de pesquisa, divulgação e coordenação de projetos para o desenvolvimento do desenho artístico brasileiro, desenvolvido desde 1998 pelo desenhista e designer Faoza Monteiro, colaboradores e simpatizantes da iniciativa. A Galeria disponibiliza os grandes mestres do desenho nacional, profissionais renomados e jovens iniciantes, de 1899 pra cá."

Qualquer um que (acha que) desenha pode ir lá e participar da Galeria. Basta mandar para o e-mail do Faoza (cutuque no nome dele ali em cima) dados como nome completo, pseudônimo, endereço de site, e-mail, fone (celular e fixo, com DDD), cidade e estado. E anexar o(s) desenho(s) no formato jpg, em baixa resolução (72 dpi), no tamanho 360 x 270 pixels.

O interessante é que no Tupixel também há uma Central de Tiras e um fórum de discussões, dentre outros links.

Entendeu ou quer que eu desenhe?!

O Faoza mais o cartunista Leandro Dóro estão encabeçando um movimento pra incluir no currículo dos cursos de Comunicação Social uma disciplina "que abarque os princípios teóricos e as formas de aplicação e execução de ilustrações, charges, tiras, histórias em quadrinhos e cartuns, compondo a disciplina de Artes Gráficas Aplicadas ou, simplesmente, Ilustração". A argumentação completa você conhece no blog do Leandro, no segundo post do último dia 31 de julho (cutuque em cima do nome dele, no começo deste parágrafo).

A proposta tem circulado por listas de discussões e foi encaminhada para a Ouvidoria-Geral do Ministério do Trabalho e Emprego, que, respondendo sem responder, disse que está sendo criado um Grupo de Trabalho para estudar e fazer uma proposta para a regulamentação da profissão de jornalista e de outras áreas afins da comunicação. O GT "será formado por cinco membros indicados pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ); cinco representantes da Federação Interestadual de Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão (FITERT) e cinco participantes indicados entre as entidades de empregadores - ABERT – Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão; ANJ - Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Aner – Associação Nacional de Editores de Revistas. "

O texto da proposta de inclusão da disciplina nos currículos também foi enviado para a Sociedade dos Ilustradores do Brasil (SIB), que, segundo o Leandro, responsabilizou-se pela possibilidade de avaliá-lo e incluí-lo como política da instituição.

Ge-raaaaaaldo!

E por último, pra finalizar, recebi os links que encaminham você para o fotolog e o site de Geraldo Roberto da Silva, mestre em desenho e professor disso na FURG (Fundação Universidade Federal de Rio Grande). Não conhecia o trabalho dele, mas, numa breve olhada, já me sinto em condições de recomendar (veja uma amostra aí embaixo).

É isso. Boa semana!

2 comentários:

Clarissa Deggeroni. disse...

Ate que enfim a ideia de incluir a parte de ilustracao nos cursos de Comunicacao social tomou corpo. Acho que esse meio tem um grande alcance e uma grande repercussao, como ficou demonstrado no caso do Marco Aurelio. Por tras do humor podem existir ideias serias: ja eh dito popular que 'toda brincadeira tem um fundo de verdade'. Sera muito bom que o comunicador possa dominar mais essa ferramenta.

Clarissa Deggeroni. disse...

desculpa pela falta de acentos nas palavras, eh por causa do pc ao qual escrevo