Esses dias chegou-me a notícia de que o cartunista carioca Joacy Jamys, atualmente morando no Maranhão, havia falecido. Hoje, a notícia que chegou foi essa:
"As informações estão desencontradas.
1 - O médico que o operou deixou um laudo prévio de Morte Cerebral. Entretanto, ficou de voltar no final do dia de ontem para emitir um parecer final. Não voltou, e as

informações que temos é de que ele teria viajado por alguma razão que não conhecemos.
2 - Um segundo médico (que parece ter feito parte da equipe), ficou de dar o referido laudo. Entretanto, ele ainda não o fez.
3 - Ele está sendo mantido por aparelhos, e a informação que temos, até o momento, é que o coração está ainda batendo.
4 - Ontem sua mãe esteve na UTI e, falando com ela, falou de seu filho e percebeu uma lágrima que desceu do olho. Ela, é lógico, encheu-se de esperança.
5 - Segundo os médicos, Jamys está em coma.
6 - Eu próprio fui levado pelo laudo de Morte Cerebral, já que o pessoal do hospital estava já falando com a família sobre doação de órgãos, a acreditar que Jamys já havia recebido o laudo final. Vamos intensificar nossa corrente de esperança."
Quem enviou essa mensagem foi outro cartunista maranhense,
Iramir Araújo, que
já foi citado aqui. Ele mandou um outro e-mail, dizendo agora outra coisa:
"Joacy Jamys, quadrinhista, referência no meio alternativo sofreu um Acidente Vascular Cerebral no dia 04 de outubro. Os médicos que o atenderam, confirmaram, hoje, morte cerebral. Estamos todos imensamente tristes, pois Jamys é amigo muito querido. Um dos maiores batalhadores pela profissionalização dos quadrinhos no

Maranhão, nos incentivava a todos para produzir e ele próprio era, para nós, grande inspiração. Pro
duzia continuamente, divu
lgava os trabalhos dos artistas locais e estava montando um livro com toda a sua obra. Uma imensa quantidade de tiras, charges, cartuns, hq's poemas, capas de cd's, de livros, publicidade.... enfim. O homem era uma máquina (no bom sentido). Carioca de nascimento, Jamys nasceu em 09 de outubro de 1971. Mudou-se para o Maranhão ainda adolescente e ficou, encantado com as histórias, praias e mulheres de São Luís, onde fez sua base de lançamento de quadrinhos e idéias."
Pelas datas dos e-mails, suponho que o segundo é anterior ao primeiro. Em todo caso, acompanhe eventuais comentários que possam ir surgindo neste post para saber ao certo.
Acreditando que a mensagem correta é a primeira, está havendo uma onda de apoio a Joacy, na esperança de que possa acontecer um milagre. Listo aqui sites onde você pode encontrar, entre outras coisas, algumas homenagens e biografias do cartunista:
*
Site oficial de Joacy Jamys*
Velta*
Revista NETworld*
Auto-caricatura de Joacy Jamys*
Fotolog Bira Dantas*
Neorama*
Google Images***
Ps.: recebi ainda na quinta-feira, à tardinha, um outro e-mail de Iramir. Esse novo diz o seguinte:
"[...] as notícias são um tanto desencontradas. Oficialmente Jamys ainda não faleceu. Eu também fui levado pela notícia da 'Morte Cerebral' e despachei os e-mails para os amigos. Um amigo comum, Marcos Caldas, chegou agora do hospital e disse: 'Pessoal, acabei de chegar do hospital e a situação do Joacy é a seguinte: tudo continua como antes. As infecções não se alastraram, mas seus orgãos vitais ainda são mantidos pelos aparelhos. Seu cérebro não responde aos estímulos.
O médico que o atendeu e fez o procedimento (angioplastia), no domingo, viajou para São Paulo na segunda e está de volta hoje. Joacy não está sendo acompanhado por nenhum neurologista'."