domingo, dezembro 24, 2006

CABRUUUM "Arghhhhh" News (e outras coisinhas)

Diferente da situação do post anterior, quando rir da notícia fúnebre era uma questão cultural, a morte do meu xará Augusto Pinochet foi comemorada em praticamente todas as culturas. Tá certo, isso é errado, vamos passar uns quantos meses no Purgatório pra nos redimirmos dessa, mas vale a pena!

Bueno, na prática, o cartunista Santiago pegou uma idéia do Jô, cartunista daqui de Santa Maria, e propôs ironicamente um minuto de risada pela morte do Peganotchê!



Outro cartunista daqui, o Hals, fez esta charge:

Agora, tem outro cartunista, o chileno José Palomo (esse caricaturizado aí embaixo), que fazia charges contra Pinochet com uma certa freqüência.

***

Esses dias coloquei aqui um jogo online que imita o jeito do Pollock pintar. Daí que me chegou um outro link, que não imita o jeito de desenhar de ninguém. Aliás, você só tem que desenhar uma vaca. Isso mesmo uma vaca!

Não tem nada a ver com quadrinhos, mas estou fazendo um trabalho de base: minha intenção é estimular novos artistas de modo a eu ter pautas daqui a 20 anos. E eu vou poder dizer, que nem o Raul Gil, que eu sou o descobridor do talento! Eheheh.

***

Links para vídeos são coisas que nunca apareceram aqui no CABRUUUM. Felizmente, as coisas mudam. Lá vai:

* o artista estadunidense Al Hirschfeld, aos 99 anos, ilustrando Paul Newman

* Max Ziemer, cartunista gaúcho, falando sobre caricaturas

***

Links para uma série de coisas na internet:

* um megaportal sobre cartuns políticos

* a revista Quadrinho.net, surgida do portal Quadrinho.com

* uma homenagem quentíssima para o ninfo-brasileiro Carlos Zéfiro

* a Associação dos Cartunistas de Pernambuco (ACAPE) promove duas exposições online

* a biblioteca da Universidade Estadual do Michigan, Estados Unidos, tem uma seção online de quadrinhos. Inclusive o brasileiro Fábio Zimbres aparece por lá

* a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) promove o Prêmio Excelência Jornalística 2007. Tem a seção caricatura. As inscrições vão até 1º de fevereiro de 2007. Veja o regulamento!

* outro concurso em espanhol: o Prêmio Iberoamericano de Humor Gráfico Quevedos!

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa, q falta d consideração com o bom velhinho, por mais q ñ pareça ela era gente... ehehhe capz, tô nem ae se ele tinha algum reskício d humanidade, esse já era pra ter ido a eras atrás! Um dos shows + mocionates do U2 q vi foi o d 98 em Santiago (do Chile, claro), em q Bono fala sobre as mães dos tantos desaparecidos na época d ditadura Pinochet, belíssima apresentação, e ótimas charges!
T+
ps.: ñ consegui abrir o link pra desenhar a vaca!!! snif snif