quarta-feira, maio 23, 2007

Post motivacional

Depois da célebre palestra motivacional do Joseph Climber no Jô Soares (aquela do clássico "mas a vida... a vida é uma caixinha de surpresas!"), nada mais difícil que ser criativo e dar lição de vida (leia-se "fazer auto-ajuda") ao mesmo tempo.

Mas, bueno, os quadrinhos estão ao meu lado nessa empreitada:

Essa página escaneada volta e meia ilustra as conversas que eu e meu amigo Sérgio Alberto Righi Filho, vulgo Betinho, temos sobre inseguranças e tudo o mais. Perceba a genialidade da frase (e da situação metafórica, já que o Pato Donald está na beira de um precipício, sendo perseguido) do 2º quadrinho: "Tanto pior! Agora é tudo ou nada!"

(A revista é do Betinho. Ele que leu e teve a sensibilidade de perceber aí uma grande lição. Inclusive foi quem escaneou pra mim. Grato!)

No fim, trata-se de uma frase ansiolítica. Pois, diante de qualquer dificuldade que seja inevitável de ser enfrentada (e principalmente quando se pode não encarar essa dificuldade, mas isso implica perder uma ótima chance de crescimento), basta pensar: "tanto pior, agora é tudo ou nada". Dá inclusive pra acrescentar o gauchês "ou vai ou racha!".

Outras frases ótimas:

* "Quando olho para você vejo dois indivíduos. Aquele que você é e aquele que pode se tornar. E quando um encontrar o outro..." Essa é excelente, mas não tem nada a ver com HQ. O Betinho tirou do filme "Virando o jogo".

* Duas clássicas do Homem-Aranha: "Grandes poderes trazem grandes responsabilidaes" e "É nessa idade que um homem define o que será pelo resto da vida" (o Tio Ben tendo aquelas conversas com o Peter Parker adolescente).

E há pelo menos mais dois posts "motivacionais" antes deste no CABRUUUM. Bueno, vá para o primeiro, e depois para o segundo, se te apetecer.

3 comentários:

Leonardo disse...

Ola!
Bah, se não tivesse lido o teu comentário logo abaixo da tira, não teria entendido a "sacada" do quadrinho - vai ver é pq não consegui ler direito...

Mas que tal, blog de auto-ajuda hein! E não teria época mais propícia pra isso que essa, onde cada decisãozinha que a gente toma parece se lembrar da frase que o Tio Ben disse pro Peter...

Abraço cara!

Gustavo H. Hennemann disse...

É a filosofia de botequim, a irmandade cinzenta dos galo prateado. Quanta coisa poderíamos ter registrado de nossas tardes de café e noites de cerveja. Saudades de vocês, irmãos.
Grande abraço.

Anônimo disse...

frasesinhas sem graças, sou mt + dakele provério hinduísta neo-zelandêz da Romênia "melhor cego é o q vê pelas costas..." frase mt repetida por um amigo estudiosa d pintura quântica pós-pós-moderna, mas até hj ñ entendi td a dimesão desse provérbio... acho q me falta estudos quânticos pictóricos...
t+