quarta-feira, junho 13, 2007

Paixão, um dia depois do Dia dos Namorados

Pra não dizer que este blog fugiu ao tema. Mesmo que com algumas horas de atraso!

Domingo acordei cedíssimo, enfrentei a chuva que caía como um mar sendo peneirado no céu de Porto Alegre e fui ao programa Galpão do Nativismo, na Rádio Gaúcha. Não fui entrevistado nem nada, tampouco entrevistei ninguém. Fiquei lá no estúdio, tomando mate, acompanhando as conversas entre o Dorotéo Fagundes (o apresentador), alguns representantes de empresas gaúchas e... e o Paixão Côrtes!

O Paixão Côrtes, alguns até brincaram, é uma estátua viva! Isso por ele ter sido imortalizado em forma de monumento pelo artista Antônio Caringi. Por quê? Ora, porque o Paixão Côrtes é um dos oito fundadores do Movimento Tradicionalista Gaúcho, cujo marco foi o ano de 1947. Paixão, aliás, é o único que ainda está vivo.


Bem, o programa acabou e fomos todos tomar café numa padaria. O Paixão estava indignadíssimo com alguns descuidos com a caracterização do momumento. O folder da prefeitura sobre o Sítio O Laçador está cheio de erros, e a armada do laço está com alguma incorreção que não entendi muito bem. Sem falar que muitas campanhas publicitárias têm usado a imagem da estátua de forma espelhada, o Laçador virando canhoto.

À primeira vista, pode parecer exagero, mas há um sentido nisso. Principalmente porque o Caringi pesquisou bastante sobre a indumentária gaúcha antes de fazer a escultura, e uma simples mudança altera o resultado do trabalho artístico. Além do quê, o Laçador, sabe-se, é o cartão de visitas do estado: um erro ali pode implicar em um erro de informação a ser perpetuado.

Mas, enfim, isso não interessa a um blog de quadrinhos, né? Tive, porém, de fazer essa introdu-enrolação para apresentar esta charge:



A charge está no livro ¨O Laçador, história de um símbolo", do próprio Paixão, editado em 1994 pela prefeitura de Porto Alege e pelo 35 CTG. Segundo o Paixão, no desenho o Laçador está corretíssimo, o laço do jeito que tem de ser.

Pesquisei sobre o Jaca, que fez a charge, mas infelizmente não achei nenhum material na internet sobre ele. Enfim, caso você o conheça, está desde já convidado a dar sua biografia aqui (embora essa função devesse ser minha...).

Bueno, está dado o recado!

***

Ps.: de Pedro Felicio, roteirista e editor d'O Contínuo: "Jaca é ilustrador e quadrinista nascido em Porto Alegre. Começou sua profissão no começo dos anos 80. Fez quadrinhos e ilustrações para diversos jornais diários e revistas de humor alternativos como a revista Dumdum, Animal, Cybercomix e muitos outros veículos. Ele é da mesma turma do Alan Sieber. Vale a pena conhecer, embora seja difícil encontrar coisas sobre ele na Net. Dizem que ele não faz mais quadrinhos, só nas horas vagas."

Nenhum comentário: