domingo, agosto 05, 2007

Série Jornalismo em Quadrinhos - parte 3

A série apresentando trabalhos acadêmicos sobre Jornalismo em Quadrinhos continua com:

Michele Prado e Neomísia Silvestre
A dupla dinâmica se formou em jornalismo na Unicsul ano passado, fazendo juntas um livro-reportagem com partes em quadrinhos. É realmente uma façanha, haja vista que fazer o trabalho final de curso em dupla pode acabar em arremessos de cadeiras e classes contra o(a) parceiro(a), como a própria Michele relatou (felizmente, não entre elas).

Mas o mérito do trabalho vai além disso. São apenas quatro capítulos discorrendo, na ordem, sobre o início da imprensa, o Novo Jornalismo, o Pasquim e a reportagem em quadrinhos de Joe Sacco. Em quadrinhos, são só quatro páginas, uma no início de cada capítulo. Mas, para chegar a elas, Michele e Neo entrevistaram gente de peso, como Lilian Ross, Waldomiro Vergueiro, Rodrigo Stucchi e Ferreira Gullar, só para citar alguns nomes. Foram muitas entrevistas, muitas mesmo, e a condensação disso tudo em quatro páginas mostra a preocupação das duas jornalistas em dar informações precisas e, ao mesmo tempo, sucintas. A simplicidade tapando a profundidade, como a tampa tapa o bueiro. Realmente, um belo trabalho.

Mas bem, leia agora as partes do livro-reportagem que são em quadrinhos:

Novos traços: a inovação da linguagem jornalística

O trabalho concorreu ao Troféu HQ Mix e, embora não tenha sido vencedor, recebeu bons elogios da comissão julgadora. Por causa disso, Michele e Neo foram convidadas a apresentar o trabalho numa reunião do Núcleo de Pesquisas em Histórias em Quadrinhos da USP, coordenado pelo Waldomiro Vergueiro. E elas ainda terão um artigo em publicação do Núcleo, a sair.

Bem, se quiser saber mais, tem ainda a introdução do livro-reportagem e o prefácio, esse último assinado pelo jornalista e crítico de teatro Valmir Santos.

***

Ps.: não disponibilizo o livro-reportagem inteiro aqui em função de erro na formatação do arquivo. Se a Michele conseguir corrigir, adiciono-o futuramente.

Ps2.: os desenhos foram feitos por Leandro Spett.

Nenhum comentário: