terça-feira, agosto 04, 2009

O vampiro que ri


As páginas escaneadas acima são da Revista de Especialização em Imagem Publicitária, edição nº 3, 2008, Famecos, PUC-RS. A excelente arte e diagramação são de Sérgio Alberto Righi Filho, baseadas em fotografia de Gustavo Pozza com a modelo Carolina Kazue Morita. Ah, sim, o texto é de Gabriel Horn e intitula-se "Sangue, entranhas e sentido". É sobre a estética do cineasta japonês Takashi Miike, bastante ligada a um tipo especial de mangá. Bem, não digo mais, porque está tudo no texto aí embaixo, que o Gabriel gentilmente mandou. Trata-se da versão integral do artigo (na revista, saiu uma versão reduzida).


***

SANGUE, ENTRANHAS E SENTIDO – IMAGENS DA VIOLÊNCIA NO CINEMA DE TAKASHI MIIKE

Gabriel Amabile Horn
   
Violento. Extremo. Cruel. Misógino. Pervertido. Esses são alguns dos adjetivos utilizados para descrever o trabalho de Takashi Miike, cineasta altamente produtivo na cinematografia nipônica contemporânea. Nos últimos anos alguns (poucos) de seus filmes têm tido mais fluxo para o ocidente, fora do circuito de festivais, juntamente com a crescente afluência de produções orientais que chegam a nossas telas e às video locadoras.

O cinema de Takashi Miike traz marcas temáticas e estilisticas que atribuem grande unidade à sua filmografia. A violência, tanto visual e gráfica quanto temática, de seus filmes talvez seja sua maior marca. Banhos de sangue, tortura, espancamentos, perversões sexuais são recorrentes ao longo de suas obras. A maneira explícita de retratar a violência demonstra certa influência dos mangás japoneses, especialmente os da tradição ero-guro. Isso fica evidente na maneira “cartunesca” de apresentação de algumas cenas de violência (em Ichi the Killer isso fica ainda mais evidente, pelo fato do filme ser baseado em um mangá). O humor negro também é bastante presente em suas narrativas e no comportamento de alguns de seus personagens, algumas vezes até provocando risadas em cenas de violência exacerbada. O uso de recursos estílisticos de linguagem também tem lugar de destaque em sua obra, tornando seu trabalho altamente reconhecivel. A utilização de variação de tons de fotografia como recurso narrativo, variação de velocidade de câmera, enquadramentos bem compostos e elaborados, montagem com alternância marcada de ritmo e construções que eventualmente causam um choque visual no espectador pelo seu caráter não convencional são motivos que destacam Miike como um autor representativo do cinema contemporâneo. Ë marcante também a utilização de efeitos especiais para realçar a violência nas películas. Estes efeitos, contudo são utilizados de maneira inusitada no momento em que Miike deixa evidente para o público que se trata de um efeito; o caráter de realismo exacerbado dos efeitos não é buscado, mas sim sua natureza de falsidade.

No âmbito temático, o cinema de Miike tem temas constantes e reincidentes. A abordagem do universo dos gângsters e criminosos, especialmente da Yakuza, está quase sempre presente. O gângster é abordado como o pária, aquele que não tem lugar definido na sociedade. A ausência do lugar, o estado deslocado dos personagens em relação ao mundo também é tema querido por Miike, aparente em seus personagens estrangeiros habitando o Japão. A nostalgia e as relações familiares estão também presentes em suas obras. Seja a nostalgia positiva, abordada como boas memórias, ou seja tratada na foram de lembranças ruins e traumas, na maioria das vezes relacionados com a família ou a ausência de estrutura familiar, a qual acaba por ser substituida e representada pelas relações entre as “famílias” criminosas. Mas o que marca notavelmente o trabalho de Takashi Miike é a busca de seus personagens pela felicidade, pela renovação, pela libertação daquilo que os restringe. Seja essa felicidade um casamento, seja ela o enriquecimento, seja ela a conclusão da vingança, ou a obtenção da dor perfeita para um masoquista.

A violência no cinema pode ser encarada de diversas formas. Uma delas, e bastante representativa no cinema de Takashi Miike, é aquela em que a representação da agressão e da violência na tela “torna mais difícil para o público ignorar as motivações e crenças dos personagens”. O uso das estruturas de agressão, como a surpresa, o mal-estar, os movimentos de câmera não são lances gratuitos para chocar o espectador, mas sim elementos de linguagem com propósito narrativo.

O uso de imagens violentas e de estruturas narrativas agressivas nos leva a compreender melhor o potencial humano dos personagens inseridos naquele contexto. É mais dificil do espectador ficar indiferente. Porém seu uso não deve ser gratuito, lançando mão de imagens chocantes simplesmente para abalar o estômago de quem assiste o filme. O cinema asiático, em especial o japonês, pode ser referenciado por utilizar a violência e a agressão de maneira consciente e com propósito. É possível chegarmos a essa conclusão se olharmos a história recente do cinema japonês, destacando as obras de cineastas como Takeshi Kitano, Nagisa Oshima, Shynia Tsukamoto, Akira Kurosawa e o próprio Takashi Miike. Noel BURCH justifica esse uso consciente da violência cinematográfica por parte dos japoses dizendo que estes “lograram conviver melhor com seus tabus”.

Justamente por ser uma maneira efetiva de o cineasta mexer com os brios de seu público é que a agressão e violência no cinema pode ter efeito de libertação, calmante sobre as psicoses coletivas de uma sociedade. Estas imagens e estruturas narrativas nos confrontam com aspectos da sociedade e do ser humano, violentam nossa percepção e nos fazem pensar, como espectadores, no que “dá dignidade à vida, no que é nobre e ignorante na condição humana”.

O uso da violência em uma obra quer dizer alguma coisa. É necessário para que aquela história seja contada da melhor maneira possivel, para que seus personagens e suas motivações sejam bem construídos. Em última instância, pensamos que, como diz John FRASER “longe de ser irracional, a violência é geralmente o ápice das idéias e ideologias”.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BURCH, Noel. Práxis do cinema. São Paulo: Perspectiva, 1992.
BENTON, Michael. Violence and Film; Audience-Experience as a Factor in Our Reception of a Film (Revised). Disponível em http://dialogic.blogspot.com/2006/11/michael-benton-violence-and-film.html
EPSTEIN, Jean. Poesia e Moral dos Gangsters. In XAVIER, Ismail. A Experiência do Cinema. Rio de Janeiro: Graal, 1983.
GARDNER, Geoff. Ceaselessly working the extreme: Miike Takashi. Disponível em http://www.sensesofcinema.com/contents/festivals/01/17/miike.html
JORDAN, Randolph. Suicide is for the birds: Takashi Miike’s tales of de-territorializing flight at Fantasia 2003 and beyond. Disponível em http://www.horschamp.qc.ca/new_offscreen/fantasia2003_pt2.html
MENDIK, Xavier. Takashi The Killer: an interview with japan’s leading cult director Takashi Miike. Disponível em http://www.kamera.co.uk/columns/scream_theory_27_08_2002.html
WIKIPEDIA. Ichi the Killer. Disponível em http://en.wikipedia.org/wiki/Ichi_the_Killer
WIKIPEDIA. Takashi Miike. Disponível em http://en.wikipedia.org/wiki/Takashi_Miike

Nenhum comentário: