Pois bem, quase tudo que afirmei pode ser aplicado ao trabalho de Marko Ajdaric, que organiza mensalmente em Caxias do Sul - RS uma mostra internacional de quadrinhos, a Coxias de Caxias. Tive a honra de ter sido convidado para a quarta edição, que ocorreu na última sexta-feira, na FSG - Faculdade da Serra Gaúcha.
Trata-se de um evento cujo maior mérito é formar público. Mas também é educativo, é ampliador da formação de quem já trabalha com quadrinhos, é socialmente correto, e mais um monte de coisas ao mesmo tempo.
Veja, por exemplo, as obras que estavam lá:
A foto acima foi tirada ainda durante a montagem. Dá para ver que não tem gibi de super-herói nem infantil (embora existam boas obras nesse gênero).
A foto seguinte também é da montagem da mostra.
Antes de o evento começar, o Marko (de branco na foto acima) me levou para conhecer as obras de outra mostra, a Gestalt dos Quadrinhos, cujo objetivo é provocar choques visuais em locais públicos, chamando a atenção dos passantes para obras de quadrinhos pouco conhecidas, mas de grande qualidade. Eis algumas, que estão num pavilhão de convivência da UCS - Universidade de Caxias do Sul:
O autor que aparece desenhando é Altair Gelatti, quadrinista caxiense.