domingo, maio 24, 2009

Coxias do Mundo

Há quase um ano fiz um post aqui no cabruuum que muito me deixou contente, relatando certa oficina de quadrinhos que fiz com crianças e dizendo como a satisfação em trabalhar com quadrinhos vem de se relacionar com o campo de maneiras distintas. Também mostrei como o trabalho de formação de público é tão (ou até mais) importante que qualquer outro trabalho ligado a quadrinhos.

Pois bem, quase tudo que afirmei pode ser aplicado ao trabalho de Marko Ajdaric, que organiza mensalmente em Caxias do Sul - RS uma mostra internacional de quadrinhos, a Coxias de Caxias. Tive a honra de ter sido convidado para a quarta edição, que ocorreu na última sexta-feira, na FSG - Faculdade da Serra Gaúcha.

Trata-se de um evento cujo maior mérito é formar público. Mas também é educativo, é ampliador da formação de quem já trabalha com quadrinhos, é socialmente correto, e mais um monte de coisas ao mesmo tempo.

Veja, por exemplo, as obras que estavam lá:


A foto acima foi tirada ainda durante a montagem. Dá para ver que não tem gibi de super-herói nem infantil (embora existam boas obras nesse gênero).

A foto seguinte também é da montagem da mostra.


Antes de o evento começar, o Marko (de branco na foto acima) me levou para conhecer as obras de outra mostra, a Gestalt dos Quadrinhos, cujo objetivo é provocar choques visuais em locais públicos, chamando a atenção dos passantes para obras de quadrinhos pouco conhecidas, mas de grande qualidade. Eis algumas, que estão num pavilhão de convivência da UCS - Universidade de Caxias do Sul:







O último trabalho é do quadrinista alemão Mawil. Fico muito orgulhoso de ter trazido essa obra dele para ser exposta lá.

Bem, voltando ao Coxias de Caxias, fotos de quando começou a movimentação:


O autor que aparece desenhando é Altair Gelatti, quadrinista caxiense.

Foi um evento muito bem-sucedido, que cumpre sua missão, a comprovar pelas palavras que ouvi de alguns visitantes: "chó, não sabia que havia quadrinhos desse tipo..."

É isso. Um trabalho de formação de público e de qualificação. Marko Ajdaric está de parabéns. A Faculdade da Serra Gaúcha, também, principalmente na pessoa de Carla Souza, uma das principais incentivadoras do evento.

Parabéns à cidade de Caxias do Sul, que mostrou que tem potencial para novas idéias.

Que venha o quinto Coxias de Caxias! Que a mostra mundial de quadrinhos vá também para outras cidades!

4 comentários:

Anderson Ribeiro disse...

Muito legal mesmo, Loiro. Que bom que você foi convidado. Comprova que seu blog é uma referência no assunto. Que venha outras edições, sim!

Felipe Stanque Machado Junior disse...

Espero que o Marko apareça mais vezes na FSG! Foi ótimo!

Elaine Frias disse...

Fantástico!
Traga essa maravilha para São Paulo, por favor!

Milson Marins disse...

Parabéns, muito bom. Seria muito bom um evento deste em Recife - PE. A Prismarte (www.prismarte.com.br) e seus leitores agradecem.