sexta-feira, julho 28, 2006

Santa Maria tem três cartuchos e mais bala na agulha!!!

Prepare sua cartucheira: uma cambada de cartunistas vai se juntar aqui na cidade, de hoje até domingo, dia 30, para a 3ª edição do CARTUCHO, o encontro de CARTUnistas gaúCHOS (esse nome tão criativo só podia ser coisa de quem faz quadrinhos mesmo... Eheheh).

Ao que parece, o Cartucho deste ano vai ser um estouro. Pra se ter uma idéia, vem pra cá o Renato Canini, o cartunista gaúcho que (re)desenhou o Zé Carioca (e que já foi pauta aqui do CABRUUUM!!!!!!). O homenageado é Eugênio Neves, secretário da GRAFAR - Grafistas Associados do Rio Grande do Sul.

A história do evento é assim, segundo o release que recebi: "Santa Maria já foi sede do I e II Salões de Humor do Mercosul, o Santa Maria Cheia de Graça, que foi idealizado pelo Máucio e pelo Byrata [cartunistas daqui da cidade], em 1997 e 1998. Nesses encontros surgiu a idéia de realizar eventos que tivessem diferenciais (a impressão era de que os salões estavam multiplicando-se e que eram todos iguais). Tempos depois surgiu o Cartucho."

O difencial do Cartucho é, então, o fato de ser um encontro sem tema definido. Na abertura, sorteia-se um enfoque temático e o evento passar a acontecer em função dele, no improviso. No fim, há uma exposição com os trabalhos feitos sob o dito tema.


[esse é o Eugênio]


[esse é um desenho feito pelo Eugênio]

Portanto, se você puder conferir, à abertura é hoje, às 20h, na CESMA. Amanhã, a partir das 10h, essa turma vai pro Calçadão fazer seus desenhos e tomar mate. Domingo, às 15h, começa a exposição dos trabalhos feitos durante o 3º Cartucho. Eles ficam expostos até 11 de agosto. Dê uma passada por lá!

2 comentários:

Clarissa Deggeroni. disse...

Falando um pouco sobre o meu blog, nao eh so sobre poesias, nao, mas digamos que, por agora eh o que mais aparecer por enquanto...

Anônimo disse...

Caríssimo Augusto, teu blog está cada vez melhor. Parabéns pela bela cobertura do Cartucho.
O futuro já começou, para ti.
Abraço grande.