sábado, novembro 25, 2006

Um release especial...

Frutos do Itaú Cultural
BLOGS NASCIDOS NO RUMOS JORNALISMO CULTURAL COMEMORAM UM ANO

Por Leandro Lopes

Em novembro de 2005, 14 estudantes de jornalismo de nove Estados brasileiros chegavam na reta final do Laboratório Multimídia Rumos Jornalismo Cultural, promovido pelo Itaú Cultural. No decorrer daquele ano, os jovens futuros jornalistas passaram por uma experiência bem diferente da vivida nas salas de aula das universidades. Por meio de encontros virtuais, sob orientação do jornalista Israel do Vale, os estudantes debatiam livros, entrevistavam escritores, escreviam reportagens e minibiografias. Tudo pautado a um tema específico escolhido mensalmente.

Depois de aprofundarem conhecimentos em assuntos como identidade cultural, incentivo à leitura, tradição e sincretismo, dentre outros temas, os rumorosos (como eram chamados), tiveram como última pauta ‘tecnologia e arte’. Um dos exercícios era a concepção de um espaço na internet para publicação de idéias sobre um tema específico escolhido por cada um dos participantes. Nasceram assim 14 blogs e 14 novos blogueiros focando assuntos como políticas culturais, cinema, poesia, literatura, fotografia.

Hoje, um ano depois, quatro dos mais de uma dúzia de blogs resistem e festejam aniversário. Os ex-participantes do Rumos que insistiram na empreitada decidiram criativamente comemorar o feito por meio de uma espécie de rodízio onde cada blogueiro postará na página alheia. Sem pautas pré-definidas, os ditos proprietários e seus internautas fiéis terão uma surpresa ao abrir o seu blog. No ArTorpedo, o texto da vez é de Elisa Andrade Buzzo; no Calíope, quem escreve é Augusto M. Paim; no CABRUUUM as palavras ficam por conta de Leandro Lopes; no Mascando Clichê, a voz da vez é de Anderson Ribeiro.

Não adianta roer as unhas de ansiedade. O melhor a fazer é esperar calmamente e acessar os blogs nos primeiros minutos de segunda-feira. Desde já os blogueiros avisam: “não nos responsabilizamos por congestionamentos nas páginas”.

Boa visita!

Nenhum comentário: