domingo, dezembro 03, 2006

Cabruuum "Arghhhhh" News

Seja Pollock!

Você já ouviu falar no artista plástico estadunidense Jackson Pollock? Faz um tempo, assisti a um filme sobre ele. Pollock fez obras como essa que ele está fazendo aí embaixo:



O assunto foge ao tema quadrinhos, mas impossível ignorá-lo. Recebi por uma lista de e-mails de cartunistas (um gancho, pelo menos) o seguinte link: www.jacksonpollock.org. É um jogo online onde você faz uma obra simulando o estilo de Pollock (instruções: BARRA limpa a tela, BOTÃO ESQUERDO DO MOUSE muda a cor da tinta). Sugiro que você leia mais sobre o trabalho do Pollock antes de jogar, até para o jogo se tornar mais interessante. Há links no parágrafo de cima!

***

Prêmio Ângelo Agostini

As votações online para a 23ª edição do Prêmio Ângelo Agostini vão até dia 15 de janeiro. Detalhes e instruções você encontra aqui!

***

Dois sites franceses que são gregos pra mim

Recebi este link: www.coconino-world.com. É um site de quadrinhos em francês. Infelizmente, conheço pouquíssimo desse idioma e não pude entender quase nada. Mas dá pra ver que o site é bom. Desafio você que manja de francês a escrever sobre ele aqui no CABRUUUM.

Mesma coisa para este site aqui: www.bd-girls.mon-oueb.com/belles/aaricia!

***

O desenho da cidade

Não sei se você já ouviu falar da coleção Cidades Ilustradas. Eu fiquei sabendo há pouco. Trata-se de um projeto em que um ilustrador de fora de determinada cidade desenha a determinada cidade com um resultado indeterminado. Não sei se fui claro. Qualquer coisa, vá no link acima.

Em todo caso, o importante é que o inglês David Lloyd (da série "V de Vingança") está em São Paulo desenhando São Paulo, e que sabe-se-lá-quando o argentino Carlos Nine irá a Porto Alegre desenhar Porto Alegre. Uma porção de outras cidades já foram desenhadas.

***

Polícia/Obituário

Os cartunistas têm se tornado uma turma pra lá de perigosa. Pelo menos, é o que concluiria se desse pra usar o caso desse cubano pra generalizar.

E duas notas de falecimento: se foram o italiano Luciano Bottaro e o estadunidense Dave Crockum.

***

Bienal

3ª Bienal de Desenho da Paraíba. Local: Fundação Espaço Cultural da Paraiba/João Pessoa. Data: 14 a 23 de Dezembro de 2006. Contatos com:

VALDEREZ ARAUJO
R. Fernando Luiz Henrique dos Santos, 226/501
Bessa - João Pessoa/PB 58.035-070
(83) 218-7442
valderezjp@yahoo.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

O Polóqui? conheço a eras, sô! Enchia a cara d canha, respingava tinta numa tela e era aclamado pela crítica... gentinha sem noção, tsc tsc... (estou a brincaire, eu gosto do Polóqui!)
"Françoá" tb ñ é uma lingua q eu domino, ñ entedi patavinas no site.
Però l'italiano capisco, non conoscia Luciano Bottaro, adesso ho prenduto alcuni di suoi fumetti, lui é un bello disegnatore!
Arrivederci, ragazzo!!!