sábado, fevereiro 17, 2007

Entendeu ou quer que eu desenhe?

Está circulando por grupos de discussões de cartunistas um e-mail com a proposta de inclusão da disciplina de Ilustração em cursos de Comunicação Social. A idéia anterior era que o ilustrador deveria ter diploma de jornalismo, mas após alguns debates Leandro Dóro achou por bem exigir a cadeira, não o diploma. Outro cartunista, o Faoza Monteiro, aderiu à idéia. Foi ele quem escreveu o e-mail:

"salve nata desenhante, como já postei por aqui algumas vezes, desde meados de 2006 eu e alguns colegas como o Doró, estamos muito afins de preparar uma carta/documento de recomendação/sugestão destinada aos órgãos de ensino (estaduais federais - secretarias e ministérios afins) sobre a necessidade e importância da implantação de cadeiras de ilustração nos cursos superiores de comunicação social (publicidade, editoração, tv e jornalismo) - seria bacana se mais pessoas pudessem ajudar na confecção do documento, bem como será imprescindível que algumas associações assinem conjuntamente o documento final. o bacana é que algumas associações (via seus representantes) já demonstraram interesse em assinar algo do tipo. precisamos agora redigir o texto final. o texto com os argumentos para a criação da cadeira, já foi postado inúmeras vezes, mas seria bacana termos complementos ao mesmo, contra pontos tb serão muito bem vindos. quem estiver afins de colaborar, entre em contato em PVT [o que é PVT?] para agendarmos uma reunião de produção ou via troca de e-mails. o principal agora é definir uma grade da matéria (conteúdo programático). 'para começar' sugerimos que a cadeira seja anual, ou seja, aplicada apenas (ao menos) em um dos anos dos cursos de comunicação. abs, faoza faoza@faoza.com"

Leandro Dóro fez uma proposta de grade curricular para a cadeira de Ilustração. Estes seriam os conteúdos:

— Fundamentos do desenho
— Elementos da História da Arte
— História da arte seqüencial
— História da ilustração
— Aplicação da ilustração nos meios de comunicação (Teoria da Gestalt)
— Design para composição da ilustração e adequação ao projeto gráfico
— Trabalho em grupo: criação de projeto gráfico utilizando a ilustração
— Ilustração e novos meios de comunicação (Ipods, celulares, web, etc)
— Princípios do desenho animado

Foi criada uma comunidade no orkut sobre o assunto. Também há um texto sobre a não-regulamentação da carreira de ilustrador.

E veja aqui a carta com argumentações para a criação da cadeira (é o segundo post do blog, de cima pra baixo, datado de 14 de agosto de 2006).

Nenhum comentário: