quinta-feira, setembro 27, 2007

Série Jornalismo em Quadrinhos - parte 5

Mesmo com um grande intervalo desde a última postagem, a série trazendo trabalhos acadêmicos que se debruçam sobre o tema "Jornalismo em Quadrinhos" continua, apresentando agora a pesquisadora/jornalista:

Michele Fatturi
Me considero um privilegiado por acompanhar boa parte da trajetória da Michele com seu trabalho de conclusão de curso. Desde o início houve identificação, porque optamos por fazer a monografia, e não apenas entregar um trabalho qualquer para poder se formar. Mas, bueno, vamos ao princípio da história.

Um belo dia, recebi o e-mail da Michele, até então uma desconhecida para mim, dizendo que havia me descoberto por meio deste humilde blog. Nessa fase, a Michele estava fazendo a pesquisa bibliográfica pra monografia. Trocamos msn, orkut, essas coisas.

Este ano, voltei a morar em Porto Alegre e, num dia em que fui à Unisinos, aproveitei pra conhecer pessoalmente a Michele. A gente ia visitando alguns lugares do campus, e de vez em quando ela encontrava colegas e comentava: "bah, minha mono está com 140 páginas!" Casualmente, era o dia em que ela entregou a versão final para a revisão do orientador.

Bueno, bueno. Depois disso, fui na apresentação da monografia da Michele. Cheguei dez minutos antes, ela estava nervosa, relendo e revisando o trabalho. Nervosismo à-toa. Fez uma belíssima apresentação, recebeu elogios e mais elogios da banca e foi "aprovada com distinção".

Bem, o trabalho dela chama-se:

Reportagem em Quadrinhos: análise e aplicação de uma nova possibilidade para o jornalismo

Acho que só pelo que eu disse até aqui já fica claro que é um trabalho de fundamento, não? Com revisão bibliográfica extensa, boa base teórica e a preocupação de fazer realmente um trabalho científico (se você tem dúvida, cutuque com o mouse aí em cima do título, para baixar a monografia). Como se não bastasse, porém, a Michele ainda arriscou fazer uma reportagem em quadrinhos. Ei-la:

Na Estrada do Mar - redescobrimento

A própria Michele resume a HQ como uma "tentativa de fazer reportagem". Ela e o namorado conheceram um acapamento indígena nas margens da Estrada do Mar, que liga Porto Alegre ao litoral. A reportagem surge daí e se desdobra em outros eventos, informações, entrevistas. Os desenhos são de Diogo Fatturi (só para constar, ele é primo da Michele).

Recomendo que você leia os dois trabalhos. São realmente um acréscimo.

***

Tenho que fazer dois agradecimentos. Primeiro, à Michele, que conseguiu achar um tempinho lá na Irlanda (onde ela está agora) para me mandar a reportagem em quadrinhos. E ao meu amigo Cristian Giordani, programador que hospedou para mim a HQ no Siteria.

5 comentários:

fabiano gummo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.