Mesmo com um grande intervalo desde a última postagem, a série trazendo trabalhos acadêmicos que se debruçam sobre o tema "Jornalismo em Quadrinhos" continua, apresentando agora a pesquisadora/jornalista:
Michele Fatturi
Me considero um privilegiado por acompanhar boa parte da trajetória da Michele com seu trabalho de conclusão de curso. Desde o início houve identificação, porque optamos por fazer a monografia, e não apenas entregar um trabalho qualquer para poder se formar. Mas, bueno, vamos ao princípio da história.
Um belo dia, recebi o e-mail da Michele, até então uma desconhecida para mim, dizendo que havia me descoberto por meio deste humilde blog. Nessa fase, a Michele estava fazendo a pesquisa bibliográfica pra monografia. Trocamos msn, orkut, essas coisas.
Este ano, voltei a morar em Porto Alegre e, num dia em que fui à Unisinos, aproveitei pra conhecer pessoalmente a Michele. A gente ia visitando alguns lugares do campus, e de vez em quando ela encontrava colegas e comentava: "bah, minha mono está com 140 páginas!" Casualmente, era o dia em que ela entregou a versão final para a revisão do orientador.
Bueno, bueno. Depois disso, fui na apresentação da monografia da Michele. Cheguei dez minutos antes, ela estava nervosa, relendo e revisando o trabalho. Nervosismo à-toa. Fez uma belíssima apresentação, recebeu elogios e mais elogios da banca e foi "aprovada com distinção".
Bem, o trabalho dela chama-se:
Reportagem em Quadrinhos: análise e aplicação de uma nova possibilidade para o jornalismo
Acho que só pelo que eu disse até aqui já fica claro que é um trabalho de fundamento, não? Com revisão bibliográfica extensa, boa base teórica e a preocupação de fazer realmente um trabalho científico (se você tem dúvida, cutuque com o mouse aí em cima do título, para baixar a monografia). Como se não bastasse, porém, a Michele ainda arriscou fazer uma reportagem em quadrinhos. Ei-la:
Na Estrada do Mar - redescobrimento
A própria Michele resume a HQ como uma "tentativa de fazer reportagem". Ela e o namorado conheceram um acapamento indígena nas margens da Estrada do Mar, que liga Porto Alegre ao litoral. A reportagem surge daí e se desdobra em outros eventos, informações, entrevistas. Os desenhos são de Diogo Fatturi (só para constar, ele é primo da Michele).
Recomendo que você leia os dois trabalhos. São realmente um acréscimo.
***
Tenho que fazer dois agradecimentos. Primeiro, à Michele, que conseguiu achar um tempinho lá na Irlanda (onde ela está agora) para me mandar a reportagem em quadrinhos. E ao meu amigo Cristian Giordani, programador que hospedou para mim a HQ no Siteria.
quinta-feira, setembro 27, 2007
Série Jornalismo em Quadrinhos - parte 5
Postado por
Augusto Paim
às
11:41 AM
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Postar um comentário