sexta-feira, novembro 30, 2007

Chargista, você está dispensado!

Agora há pouco, quando postei aqui a charge do Santiago, não quis dizer que ela havia sido censurada no Jornal do Commércio. Afinal, o Santiago trabalha lá.

Quer dizer, trabalhava. Por causa justamente dessa charge (ou quem sabe por um acumulado de outras charges engajadas), Santiago foi dispensado ao receber este e-mail do editor:

"Santiago, Kayser, Moa!
Agradeço o trabalho que fizemos em conjunto até agora e comunico que o JC está dispensando o serviço de vocês
."

Kayser e Moa foram os outros cartunistas dispensados, por causa de charges semelhantes à do Santiago. O Kayser inclusive fez um desabafo público aqui.

É interessante questionar a validade do discurso de "liberdade de imprensa" facilmente bravejado pela mídia quando se sente ameaçada. A liberdade é pedida, mas não exercida.

Ps.: confira a repercussão do episódio no post do dia 1º de dezembro do Blog dos Quadrinhos.

Um comentário:

Leonardo disse...

Bah tche, que sacanagem...

Vi uma matéria na Veja desta (ou da outra) semana que tinha uma charge nesse mesmo tom do Santiago usada em uma questão para crianças da 7] série. A matéria, claro, falava do "absurdo" da "doutrinação ideológia" das nossas crianças. O título da matéria: "Nem criança escapa".

A propósito: dá uma olhada no http://subbcultcha.blogspot.com para ver uma excelente (e simples) explicação do que pode um blog...

Abraço!