segunda-feira, maio 05, 2008

Botando a banca

Divulgo aqui um novo programa de tevê sobre HQ. O "Banca de Quadrinhos" foi criado em novembro do ano passado, mas só agora fiquei sabendo.

Para assistir aos programas na internet, cutuque aqui!

Eu só gostaria de entender por que toda pessoa que pensa em criar um programa de tevê sobre quadrinhos não consegue se desvincular do estilo adolescente de editar o áudio e o vídeo. Rockzinho de fundo, câmera inclinando e desinclinando, perguntas óbvias, apresentador que gesticula como se fosse rapper... (estou criticando programas desse tipo em geral, pois nem todos esses elementos estão presentes no Banca - não estão presentes, mas foram trocados por outros, alguns muito piores).

Está certo, quadrinhos remetem sim à infância e à adolescência, por mais que os velhos adoradores de quadrinhos tentem adultizar o campo. Remetem sim, mas não precisam remeter.

Está para nascer o dia em que muito contentemente divulgarei aqui um programa sobre quadrinhos estilo National Geographic. Por que não? Um programa em formato de tevê que fale sobre Jornalismo em Quadrinhos (Joe Sacco!), biografias (Marjane Satrapi!), livros de memórias (Art Spiegelman!) ou mesmo quadrinhos de super-herói e quadrinhos infantis de maneira séria, aprofundada. Propondo questões, discutindo o campo, associando quadrinhos a outras áreas de conhecimento, trazendo coisas realmente novas... Sem deixar de ter uma edição interessante.

Conteúdo para isso, já há de monte. Falta é alguém para tratar esse conteúdo à devida altura.

Tudo bem, tudo bem, logo vão me perguntar: "por que tu mesmo não faz, se te julgas capaz?"

Pois não me julgo. No máximo, tentaria. Apesar de que uma boa intenção já faria uma diferença enorme...

Bem, fica a bola quicando.

Um comentário:

Afonso Andrade disse...

Augusto,
Origado pela visita lá no blog. O Cabruuum já está devidamente linkado.
Importante tua preocupação com esta tendência em sempre infantilizar os quadrinhos. UMa vez dando uma entrevista a uma rádio sobre quadrinhos tive responder às perguntas feitas pelo "Scooby Doo" toscamente imitado pelo entrevistador. Dureza

Abraços,