Esse tempo longe da web/perto da vida foi muito frutífero, porém, e também teve tudo a ver com quadrinhos. Hoje conto então, com mais de duas semanas de atraso, como foram os ótimos dias que passei em Santa Maria-RS no meio de novembro. Foi em Santa Maria, aliás, que este blog nasceu e foi onde eu me graduei em jornalismo.
Na verdade, a viagem começou mesmo em Dilermando de Aguiar-RS. Estive na escola Valentim Bastianello, já conhecida do leitornauta. Cutuque aqui para lembrar. Estive lá para ministrar uma oficina sobre uso de quadrinhos em sala de aula para as duas turmas de quinta série. A professora que me convidou - responsável também pelo convite para as oficinas anteriores - chama-se Ana Cláudia Machado Paim. Professora de artes visuais, mestre em arte e educação pela UFSM e, o melhor de tudo, minha irmã!
Bem, melhor contar mostrando fotos dessa sexta-feira 13!
Acima, exemplos de alguns trabalhos, depois de prontos. O primeiro é sobre "D. João Carioca - a corte portuguesa chega ao Brasil", do Spacca. O segundo, sobre "Moby Dick". O terceiro, também da editora IBEP, é "A ilha do tesouro", adaptação da obra de Stevenson.
De Dilermando de Aguiar-RS, fui à Santa Maria-RS. As duas cidades ficam bem pertinhas uma da outra. Fui convidado pelo comunicador Márcio Grings para participar de um bate-papo ao vivo na Rádio Itapema FM. Foi muito legal. Grings é um dos maiores entusiastas do livro "Johnny Cash - uma biografia", a biografia em quadrinhos de Johnny Cash, feita pelo alemão Reinhard Kleist. O Grings gostou tanto do livro que fez questão de organizar um lançamento em Santa Maria.
Saindo da rádio, fui para a CESMA, onde houve o lançamento oficial. Nas fotos abaixo, estou no palco falando sobre o processo de tradução do livro. Quem guiou a conversa foi o Paulo Teixeira, sentado ao meu lado. O Paulo trabalha na Cesma, coorganizadora do evento.
Enfim, mais não digo, para não parecer (mais) piegas. Fato é que foi muito legal essa função em Santa Maria!
Agradeço muito o empenho do Márcio Grings e do Paulo Teixeira que, sem ganhar nada em troca, arregaçaram as mangas para organizar esse lançamento tão legal em Santa Maria. Agradeço a Rádio Itapema FM e o jornal Diário de Santa Maria, pela divulgação e coorganização. O mesmo para a Cesma, que ainda por cima cedeu o espaço.
Voltando à oficina em Dilermando de Aguiar, preciso agradecer especialmente à Companhia das Letras e à Conrad/IBEP, que doaram livros fundamentais para o trabalho na escola dar certo. Procurei as duas editoras por saber que têm um acervo propício a essa ideia de quadrinhos como aliado na educação e também como meio artísitico maduro.
Cito algumas obras que foram doadas:
Conrad/IBEP
"Chibata"
"Fun Home"
"Epiléptico"
Coleção "Quadrinhos Nacional"
Companhia das Letras
"Persépolis"
"Maus"
Obras do Spacca
São só alguns exemplos, as editoras doaram mais livros. Alguns desses livros - os de leitura mais densa, inapropriados para crianças - eu mantive comigo. Pretendo usar em outras oficinas.
Agradeço a todos os envolvidos em todos esses projetos quadrinhescos. Espero que essa intensa sexta-feira 13 renda muitos frutos mais adiante!
2 comentários:
Tche,
parabéns pelo sucesso,
essas oficinas sao deveras importantes!
abraco
oi Augusto, tudo bem?
mais uma vez, parabéns pelo seu trabalho e muito obrigado pela divulgação do meu!
grande abraço
sp
Postar um comentário