terça-feira, dezembro 01, 2009

Uma certa sexta-feira 13...

Que vergonha... Ontem acabou novembro, mês de aniversário do cabruuum, e foram apenas quatro postagens! Uma pena que tenho tido tão pouco tempo para postar.

Esse tempo longe da web/perto da vida foi muito frutífero, porém, e também teve tudo a ver com quadrinhos. Hoje conto então, com mais de duas semanas de atraso, como foram os ótimos dias que passei em Santa Maria-RS no meio de novembro. Foi em Santa Maria, aliás, que este blog nasceu e foi onde eu me graduei em jornalismo.

Na verdade, a viagem começou mesmo em Dilermando de Aguiar-RS. Estive na escola Valentim Bastianello, já conhecida do leitornauta. Cutuque aqui para lembrar. Estive lá para ministrar uma oficina sobre uso de quadrinhos em sala de aula para as duas turmas de quinta série. A professora que me convidou - responsável também pelo convite para as oficinas anteriores - chama-se Ana Cláudia Machado Paim. Professora de artes visuais, mestre em arte e educação pela UFSM e, o melhor de tudo, minha irmã!

Bem, melhor contar mostrando fotos dessa sexta-feira 13!

No início da oficina, eu mostrei aos alunos exemplos de dois tipos de quadrinhos: históricos ou adaptações literárias. A intenção era aumentar o interesse dos alunos por temas didáticos em função do apelo da linguagem dos quadrinhos. Nessa tarefa, fui ajudado - E MUITO! - pela Conrad/IBEP e pela Companhia das Letras. As duas editoras, de maneira muito gentil, doaram livros do seu acervo diretamente para a oficina em Dilermando de Aguiar. Após o trabalho em sala de aula, os livros foram para a biblioteca, onde ficam à disposição de professores e alunos.

Depois que falei dessas obras, dividi as turmas em grupos. Cada grupo escolheu um livro e fez um trabalho sobre ele. Nossa ideia era montar uma mini-feira do livro no pátio da escola, mas a chuva impediu. Os cartazes foram então expostos no saguão da escola.

Na foto acima, os meninos fazem um cartaz sobre o livro "Moby Dick", da IBEP.

Nesta última, o cartaz é sobre "Jubiabá", da Companhia das Letras. O livro é uma adaptação para quadrinhos do romance homônimo de Jorge Amado. O autor da adaptação chama-se Spacca. Cutuque aqui para ler mais sobre ele.

Outra obra-prima do Spacca, o quadrinho histórico "Debret - viagem histórica e quadrinhesca ao Brasil".

Outra do Spacca! "Santô" conta a história de Santos Dumont, o inventor da aviação. Detalhe importante: na semana anterior a essa oficina, assisti a uma palestra do Spacca em Porto Alegre-RS. Trata-se de alguém preocupado em fazer arte, não em publicar livros. As obras só surgem após uma rica pesquisa histórica, que é transformada em quadrinhos por alguém que tem domínio da linguagem. É um trabalho recomendável para o leitor adulto e para o leitor mirim.

O legal é que, em função dessa coincidência inesperada de o Spacca ter viajado a Porto Alegre dias antes de eu ter ido a Dilermando, pude levar os livros doados pela Companhia das Letras para que o autor autografasse. Dias depois, quando mostrei às crianças o desenho feito especificamente para a escola Valentim Bastianello, elas ficaram em polvorosa!




Acima, exemplos de alguns trabalhos, depois de prontos. O primeiro é sobre "D. João Carioca - a corte portuguesa chega ao Brasil", do Spacca. O segundo, sobre "Moby Dick". O terceiro, também da editora IBEP, é "A ilha do tesouro", adaptação da obra de Stevenson.

De Dilermando de Aguiar-RS, fui à Santa Maria-RS. As duas cidades ficam bem pertinhas uma da outra. Fui convidado pelo comunicador Márcio Grings para participar de um bate-papo ao vivo na Rádio Itapema FM. Foi muito legal. Grings é um dos maiores entusiastas do livro "Johnny Cash - uma biografia", a biografia em quadrinhos de Johnny Cash, feita pelo alemão Reinhard Kleist. O Grings gostou tanto do livro que fez questão de organizar um lançamento em Santa Maria.

Saindo da rádio, fui para a CESMA, onde houve o lançamento oficial. Nas fotos abaixo, estou no palco falando sobre o processo de tradução do livro. Quem guiou a conversa foi o Paulo Teixeira, sentado ao meu lado. O Paulo trabalha na Cesma, coorganizadora do evento.



Esse foi um momento mágico para mim. Por vários motivos. Durante a faculdade, eu frequentava a Cesma nas sessões do cineclube Lanterinha Aurélio, que tem sede lá. Essa minha assiduidade, somada à programação de primeira, teve uma parcela fundamental na minha formação cultural. Então eis que de repente (tá bom, não foi tão de repente assim, foram dois anos e meio depois da formatura) eu estou no palco do auditório falando sobre um livro que eu traduzi. Outro motivo que me emocionou é que na plateia estavam muitas pessoas queridas para mim, especiais na minha vida e na minha formação.

Enfim, mais não digo, para não parecer (mais) piegas. Fato é que foi muito legal essa função em Santa Maria!

Agradeço muito o empenho do Márcio Grings e do Paulo Teixeira que, sem ganhar nada em troca, arregaçaram as mangas para organizar esse lançamento tão legal em Santa Maria. Agradeço a Rádio Itapema FM e o jornal Diário de Santa Maria, pela divulgação e coorganização. O mesmo para a Cesma, que ainda por cima cedeu o espaço.

Voltando à oficina em Dilermando de Aguiar, preciso agradecer especialmente à Companhia das Letras e à Conrad/IBEP, que doaram livros fundamentais para o trabalho na escola dar certo. Procurei as duas editoras por saber que têm um acervo propício a essa ideia de quadrinhos como aliado na educação e também como meio artísitico maduro.

Cito algumas obras que foram doadas:

Conrad/IBEP
"Chibata"
"Fun Home"
"Epiléptico"
Coleção "Quadrinhos Nacional"

Companhia das Letras
"Persépolis"
"Maus"
Obras do Spacca

São só alguns exemplos, as editoras doaram mais livros. Alguns desses livros - os de leitura mais densa, inapropriados para crianças - eu mantive comigo. Pretendo usar em outras oficinas.

Agradeço a todos os envolvidos em todos esses projetos quadrinhescos. Espero que essa intensa sexta-feira 13 renda muitos frutos mais adiante!

2 comentários:

marcelo engster disse...

Tche,
parabéns pelo sucesso,
essas oficinas sao deveras importantes!
abraco

SPACCA É... disse...

oi Augusto, tudo bem?
mais uma vez, parabéns pelo seu trabalho e muito obrigado pela divulgação do meu!
grande abraço
sp