Então, não foi fácil sair assim sorridente nesta foto, ao lado da minha namorada Greta Lemos e do quadrinista alemão Reinhard Kleist, em uma balsa para Niterói, no Rio de Janeiro, onde visitaríamos o Museu de Arte Contemporânea do Niemeyer.
O Kleist é gente finíssima, pessoa de uma simplicidade incrível. Nem parece o autor de uma obra vencedora do prêmio de melhor quadrinho alemão de 2008, a biografia em quadrinhos de Johnny Cash. Você já deve estar sabendo, né? Saiu no site da Rolling Stone Brasil...
Aliás, pensamos que era Johnny Cash o topetudo à esquerda na foto abaixo, tirada na festa de pré-lançamento do livro no Cine Lapa, na College Rock Party, no Rio de Janeiro.
Já o de vermelho é Maurício Garcia, vulgo "Mauk", músico, fã de Johnny Cash. Mauk ia tocar no pré-lançamento sábado à tarde em uma livraria carioca, com repertório especial e gentilmente preparado para o evento. Como a editora não enviou os livros, teve que ser cancelado.
Mas Mauk não se fez de rogado e foi ao Cine Lapa, onde ostentou a sua tatuagem com o tema Johnny Cash, mostrando que é fã mesmo:
Isso foi no sábado, dia 17. À meia-noite começou o horário de verão. No domingo, perdemos uma hora de vida no Rio e fomos para uma Porto Alegre ensolarada, o que serve de consolo.
Na segunda-feira, 19h, o evento que organizei com extremo empenho junto ao Instituto Goethe de Porto Alegre durante meses. Abaixo, fotos dos momentos antes de começar a entrevista sobre "quadrinhos de não-ficção: uma maneira de transmitir um conteúdo para o leitor".
Sei que essas fotos só tem interesse pros envolvidos mesmo, mas o blog é meu, eu tô feliz, e quero me exibir!
Eis fotos da entrevista, com imagens de livros do Kleist ao fundo.
O dia seguinte reservou uma oficina fechada para quadrinistas, onde Kleist explicou seu processo realizando projetos de não-ficção em quadrinhos, da pesquisa ao desenho final, passando pelo roteiro e pelos rascunhos. Foi algo de conteúdo MESMO! E colocado de maneira leve, por alguém que sabe lidar com as palavras. Os participantes elogiaram bastante.
Bem, no fim do dia, Kleist vôou de volta para a Alemanha e deixou aquele vazio no ar, aquele vazio que fica depois de cada transformação. Fica a certeza de que sua passagem por aqui não foi inócua, muito pelo contrário: ele foi embora, mas nos deixou muita coisa.
Tomara que ele venha gerar transformações aqui outras vezes!
***
Ps.: as fotos do evento em Porto Alegre são de Saul Lemos.
5 comentários:
Putz!!!
Isso que é programa nerd!!!
Muitíssimo massa.
Oportunidade única de conhecer um verdadeiro artista da área quadrinhística.
Parabéns, cara.
Dae meu velho,
Toda a tua ansiedade das semanas anteriores à chagada do Kleist foi recompensada, hein! Que massa, cara. Pelo post deu pra ver que foi ótimo o evento - e ainda tu viajou pro Rio, que beleza!
Parabéns por tudo, tche. E que venham mais dessas pra ti, porque essa felicidade transbordante no post é contagiante.
abraço!
Augusto, "Como a editora não enviou os livros, teve que ser cancelado" não é uma versão apropriada dos fatos - a livraria carioca que faria o pré-lançamento não entrou em acordo de aquisição dos livros com a editora - queriam comprar livros sem nota fiscal, lembra? - e, além disso, como bem sabes, os livros só ficaram prontos na sexta-feira que antecedeu o lançamento oficial, o que inviabilizou o envio para o Rio de qualquer modo.
Mas, enfim, isso não foi impeditivo para que o livro tivesse uma boa arrancada de vendas em Porto Alegre e muitas encomendas Brasil afora. A imprensa é só elogios à qualidade do trabalho do Kleist e da edição.
E concordo: Kleist é surpreendentemente humilde para alguém tão talentoso e premiado. Foi um prazer tê-lo conhecido, apesar da pouca convivência. Mas, enfim, com os próximos lançamentos dele no Brasil, é bem possível que os contatos se renovem.
foi DEMAIS!!
e os livros já chegaram aqui para o sorteio na próxima festa!
OBRIGADO, AUGUSTO!!
keep on rockin!
"Mas, enfim, com os próximos lançamentos dele no Brasil, é bem possível que os contatos se renovem."... Isso quer dizer que você já tem trabalhos encomendados para traduzir? hehehehe. Uhuuuuuuuuuu. Da´-lhe chapa! como você diz.
Postar um comentário