domingo, abril 30, 2006
Dei um mosh, mas ninguém me segurou...
Tudo isso, claro, metaforicamente, pois este é um post-errata. Sua razão de existir está na correção do Renato Lima, editor da Mosh! (vide o post anterior), de que o que a outra revista roubou foi o nome Mosh, e não o slogan (o slogan atual foi feito por uma agência de publicidade). Por coisas do destino, porém, a outra Mosh, vitoriosa na justiça, não vingou e já nem existe mais.
É isso. Desculpa a informação errada.
sexta-feira, abril 28, 2006
Um filete de sangue escorrendo do bolso do seu jeans, com o walkman tocando
Pois bem, seus problemas não acabaram, eles sempre vão estar aí te incomodando, se não for o de hoje vai ser outro (o que já é muito bom, pois significa que você superou o primeiro e está crescendo). Mas, se serve de consolo, agora pelo menos você tem à sua disposição um produto que atende a todas as suas necessidades: um gibi que fala sobre rock alternativo e que já pode ser encontrado em Santa Maria (dentre outros lugares, claro).
Trata-se da Mosh!, revista de "Quadrinhos Róquenrou", como dizia um dos slogans da revista. Originalmente, era para ser Mosh!, "rock, quadrinhos e escoriações", e por isso você pode ver esse band-aid atrás do nome, na capa. Acontece que uma outra revista se apropriou do slogan, mas a marca permaneceu.
[só pra esclarecer: o tamanho original da revista não é muito maior do que o que você está enxergando na tela do monitor. É uma revista de bolso! E custa só 3 pilas!!!]
E o que quer dizer "mosh"? Renato Lima, um dos co-editores da revista, disse pro Cabruuum!!!!!! que "o nome veio de uma lista de mais de 100... queríamos um nome em português mas acabamos adotando esse, que resume muita coisa (atitude, rock, sonoridade) numa palvara curta e que não tem tradução em português (todo mundo fala 'fulano deu um mosh' etc)".
Fuçando por aí, descobri que "dar um mosh" é subir no palco e se jogar na platéia. Bacana, né. Bem atitude, rock, sonoridade. Eheheheh.
Agora, tem coisas que você não pode ficar sem saber sobre a Mosh!. Não pode sair deste blog, por exemplo, sem saber que a revista surgiu no fim de 2003 (e desde essa época vem merecendo uma série de reportagens em sites, jornais e revistas, não necessariamente especializadas), é publicada bimensalmente no Rio de Janeiro, é famossíssima (tanto na orla carioca quanto na orla quadrinística de todo o país) e ganhou dois HQ Mix (o grande prêmio dos quadrinhos) no ano passado. Não pode sair daqui sem entender que a revista publica uma porção de "HQ-contos" (expressão minha, não sabia outro jeito de definir, você vai ter que ler pra entender), entrevista uma ou duas bandas de rock do cenário alternativo por edição e realiza um festival de bandas, o SuperMosh!Fest, em cada lançamento.

[eis uma página da Mosh!, mais especificamente a página da personagem "Menina Infinito", de Fábio Lyra. Essa, aliás, é uma história que parodia a obra "O Senhor dos Anéis", do Tolkien]
Isso você tinha que ficar sabendo por aqui. O resto, pode saber lá ou acolá.
Mas calma, calma, pra que a pressa?! Você ainda não está liberado. Antes de ir fuçar no site da Mosh! e de ir na Cesma comprar o seu exemplar (no caso de ser santamariense e, ao mesmo tempo, sócio da instituição), ou mesmo antes de olhar o fotolog da Mosh! pra saber quem é quem (roteiristas, autores, editores...), você precisa... ahn, você precisa... você prec...
Ah, esqueci! Pronto, a aula acabou, fique à vontade para cutucar nos links aí em cima! Até mais!
sábado, abril 15, 2006
Cabruuum!!!!!! "Argh" News - segunda edição
Agora desligue a tevê e vá tomar um mate!
sexta-feira, abril 14, 2006
Cabruuum!!!!!! Hard News - Notícias quentinhas (e embrulhadas em papel jornal) para você!!!
Arghhhhhhhhhh! Não dá pra escrever assim no Cabruuum!!!!!!
É o seguinte: você cutuca com o mouse neste site aqui que diz tudo. Lá você sabe que tem inclusive um Concurso de Charges.
Bueno, o Cabruuum!!!!!! "Argh" News fica por aqui. Até a próxima edição!!!
terça-feira, abril 11, 2006
Cabruuum!!!!!!! - um blog CADA VEZ MAIS redondinho sobre quadrinhos
Aliás, como você já deve ter notado, o Cabruuum!!!!!!, que viu o Grêmio ser campeão milagrosamente da Série B do Brasileirão ano passado, agora está, ironicamente, mais vermelho, alaranjado. Trata-se do selo (esse bonito aí do lado, sobre o fundo azul) do concurso de blogs CokeRing, da Coca-Cola, que eu passei a participar esta semana. O Cabruuum!!!!!! só tem chance de ganhar o grande prêmio de um garrafão de 5 litros de Coca-Cola (jura! Eheheh) se tiver muitos acessos.
Já pensando nessa empreitada, o meu companheiro e quem sabe primo Leandro Paim linkou o Cabruuum!!!!!! no site que ele faz com um amigo e mais alguns colaboradores, o Juara Em Revista. Juara é uma cidade do Mato Grosso, onde está o Leandro. Você que está passando pelo Cabruuum!!!!!! através de um cutucão no site, seja muito bem vindo!!!

[Claro, estamos numa via de mão dupla: se cutucar no selo aí em cima, você vai parar no site!]
E, pra finalizar, a grande mudança no blog. A partir de hoje, o Cabruuum!!!!!! também terá tiras! Isso mesmo, tiras!!! Não feitas por mim, claro, que eu não sei desenhar nem um ponto final, mas por Rodrigo Oliveira, estudante de Desenho Industrial e Publicidade e Propaganda na UFSM e um grande feitor de HQs. De hoje em diante, você verá aqui tiras como esta, publicadas sazonalmente:
E mais esta:
[nessa última, as letras foram feitas no computador, e não desenhadas a mão, como na anterior, por isso a diferença!]
Detalhe: as tiras são feitas com exclusividade para o Cabruuum!!!!!!, já que o Rodrigo, além de ser meu amigo, acredita que este blog tem algum fundamento. Esperamos que essa parceria vá longe, muito longe!
E é bom deixar claro que as matérias sobre histórias em quadrinhos continuam. Firmes e fortes!
É isso. Não deixe de dar muitos e muitos cutucões por aqui. Você ganha uma Coca-Cola. Com gelo e limão!!! Eheheheh.
segunda-feira, abril 10, 2006
É, vovô, por essa o senhor não esperava...!
Sem entrar em questões sócio-histórico-antropológicas ou mesmo freudianas, e pra não ter de mencionar o amável Dr. Fredric Wertham, digo apenas que descobri que o leitor de hoje sabe não só formatar o winchester, mas também armazenar seus gibis de um jeito diferente. Não, as gavetas de hoje não são tecno-gavetas, não. Elas ainda não se abrem sozinha, a não ser que estejam com defeito.
Estou falando do HQ Box. Isso mesmo, HQ Box! “Caixa de HQ”?! É, bem isso, na tradução. Só que não é um apelido mimoso para a velha caixa de papelão em que você guarda os gibis, não. É, sim, um programa de computador.
[justamente esse que você acabou de ver!]
Com ele, você registra todas as revistas da sua coleção num banco de dados, ficando mais fácil encontrar os exemplares que você quer. Também dá para salvar as capas dos gibis, além de poder organizar o material de inúmeras maneiras: por roteiristas, desenhistas etc. Até o preço do gibi aparece.
Você baixa o programa cutucando aqui!
terça-feira, abril 04, 2006
Baixador de tiras a R$ 1,00!!! Na minha mão é mais baratooooo!!!
[Eis o tal do programa!]