quarta-feira, julho 04, 2007

Efeito camaleão

Ano passado, estive na Argentina. Lembra? Escrevi sobre isso no blog.

Bem, lá comprei o livro "Humoris Causa" (um belo nome), do cartunista argentino Caloi. Cheguei a comentar algo sobre o autor. Inclusive, depois descobri que ele é pai de outro cartunista, o Tute.

Mas bem, voltando ao livro. Naquela época, uma das histórias em quadrinhos já havia me chamado a atenção. Agora posto-a aqui:


Cai como uma luva numa das situações que estou vivenciando, agora que estou morando sozinho em Porto Alegre: aquela sensação de chegar numa cidade grande, estranhá-la no começo e, aos poucos, ir se acostumando, entrando no ritmo, às vezes sem se dar conta.

(Na HQ do Caloi, essa adaptação é bem rápida... Eheheh)

Bem, esses dias fiquei sabendo que esse processo tem nome. Chama-se "efeito camaleão". E vale não só para quem vai de uma cidade pequena para uma maior, mas também vice-versa.

Obs.: a visualização da HQ não ficou boa aqui no blog. Vou tentar descrever: um cidadão sai do metrô (na Argentinha, chamam de "subte") e encara a correria das pessoas no cotidiano. Essa correria é representada por traços borrados (como quando se fotografa algo em movimento), indo de um lado para outro. Então, no penúltimo quadro, o cidadão faz uma cara de surpresa ao chegar perto de uma esquina. O resto vocês entendem: uma mão gigante o persegue para lhe dar um peteleco.

As metáforas e análises da história são inúmeras, não sei se devo colocar as minhas interpretações aqui... Talvez fosse bom cada um entender ao seu modo. Mas, enfim, vou pensar no caso.

Um comentário:

Leonardo disse...

Dae tche,
Me lembro quando tu mostrou essa HQ. Tu me disse algo como "olha isso tche,que massa" e eu não tinha entendido o porque de tu ter achado ela tão legal.
Bem, talvez tenha olhado com muita pressa antes...