quinta-feira, julho 19, 2007

Série Jornalismo em Quadrinhos - parte 1

Nos últimos dias, troquei alguns e-mails com Waldomiro Vergueiro, coordenador do Núcleo de Pesquisa em História em Quadrinhos da USP. Graças a esses e-mails (e mais outras tantas orkuteadas, googleadas e msnadas), acabei entrando em contato com alguns trabalhos acadêmicos sobre Jornalismo em Quadrinhos. Ao todo, descobri oito trabalhos, além da minha própria monografia. Em alguns casos, foram até produzidas reportagens no formato de HQ.

Pois bem, motivado por esse novo e recente objeto de pesquisa, decidi que, a partir de hoje, o cabruuum terá uma série especial sobre Jornalismo em Quadrinhos. E o pesquisador que abre a série é:

Felipe Muanis
Ele é Mestre pela PUC-Rio, mesma universidade por onde se graduou em Comunicação Social, no ano de 1996. O Doutorado não, o Doutorado ele faz pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com bolsa-sanduíche na Alemanha. Mas Felipe segue fazendo parte do quadro de professores da PUC-Rio, onde, entre outras coisas, pesquisa o audiovisual e suas relações.

Um detalhamento da formação do Felipe você encontra cutucando aqui e ali. Interessa saber que ele também tem trabalhos com direção de arte em cinema, além de ser ilustrador.

E o trabalho que o fez parar aqui é o:

Imagem, cinema e quadrinhos: linguagens e discursos de cotidiano

Cutuque sobre o título aí em cima para baixar o artigo. Eis o resumo, feito pelo próprio Felipe: "as histórias em quadrinhos cada vez mais se mostram uma mídia extremamente funcional para a comunicação. Alguns autores, recentemente, trabalharam com o gênero jornalístico, trazendo uma nova perspectiva para sua funcionalidade. Através de questões sobre o narrador de Walter Benjamin e conceitos de Certeau, pretende-se mostrar a vitalidade dessa mídia na construção dos relatos de cotidiano."

3 comentários:

Michele Prado disse...

Realmente tem crescido as pesquisas de jornalismo em quadrinhos. Achei algumas coisas na internet sobre o trabalho de Felipe Muanis e é realmente interessante. Vale a pena conferir!

Michele Prado disse...

Realmente tem crescido as pesquisas sobre jornalismo e quadrinhos. Já tinha lido alguma coisas do trabalho do Felipe Muanis e é realmente interessante, vale a pena conferir!

Joatan disse...

Legal o blog. Gostei!