sábado, julho 28, 2007

O apurador da pauta no recreio

De todas as barbaridades que já aprontei por aqui, acho que esta vai ser a melhor/pior: vou usar de toda minha cara-de-pau pra lançar uma pauta pra você mesmo apurar, leitor do cabruuum. A cara-de-pau é tanta que ainda vou dizer que estou sendo pedagógico e provocando a interação com você, leitor; vou dizer que sou adepto do jornalismo participativo.

Pois bem, flanava eu pelo Culturalhia, um blog nascido em 2005. Eu e o professor Paulo Roberto Araújo criamos a disciplina complementar de graduação (dcg) de Jornalismo Cultural na UFSM, e o blog foi um dos trabalhos da dcg, justamente um projeto coletivo. Pois bem, (ciber)flanava eu por lá, me admirando com a pluralidade e ineditismo das pautas (com o grande mérito de fugir do que usalmente sai na mídia), me sentindo orgulhoso.

Enfim, ciberflanava eu por lá quando dei de cara com este post: (cutuque-me).

O post é do meu companheiro de blog e jornalismo, Leonardo Foletto, dono do Cena Beatnik, sobre rock'n'roll. No post, o Léo falava do livro "O apanhador no campo de centeio", do J. D. Salinger. Como ilustração, postou esta página de HQ:




Abaixo da imagem, o Léo singelamente legendou: "uma adaptação do livro para os quadrinhos". Desde então, não tive descanso, procurando e procurando o autor, pesquisando se a história tem continuação, etecétera, etecétera. Flanei por uma dezena de páginas cabruuum afora, e não obtive nenhuma informação consistente que eu pudesse dizer "quem fez a adaptação foi o Fulano, e a história completa você lê aqui", ao mesmo tempo que um torturador ameaçasse cortar minha mão caso o link não funcionasse ou alguma informação estivesse errada.

Pois bem, não me senti seguro para afirmar algo por minha conta em risco. E é aí que você entra, caro leitor. Se conseguir essa ilustre façanha de descobrir tudo sobre a HQ adaptada do Salinger, você ganha... você ganha...

... Meus sinceros parabéns!

Um comentário:

Leonardo disse...

Bah, engraçado rever esse texto, tão espontâneo e generalizador que até me dá saudade de lembrar do momento em que fiz ele.

E o blog era realmente interessante, com todos os erros e acertos bem visíveis e "limpos" para quem quiser ver. A escolha dos filmes/discos/peças, etc, foi bem boa, não?

Numa dessas, bem que a gente poderia reativá-lo, mas dessa vez como algo mais livre, com o objetivo de compartilhar dicas e , também, criticar os nossos textos...