segunda-feira, julho 16, 2007

Calvinismo

Há algumas semanas, li o livro "O Mundo É Mágico: as aventuras de Calvin & Haroldo", do Bill Watterson. Você já deve conhecer, imagino. Por via das dúvidas, o Calvin é o guri, e o Haroldo é o tigre aí embaixo:


Tirei essa tira do livro. Tive de dividi-la em duas e montá-la uma em cima da outra, para melhor visualização aqui. Só pra registrar.

Pois bem, o Haroldo talvez não exista. Talvez. Pois o Haroldo é o bicho de pelúcia do Calvin, que tem 6 anos. Nas tiras, só o Calvin consegue vê-lo assim, humanizado. Quando outras pessoas aparecem na história, o Haroldo é apenas um bonequinho sem vida. O que dá margem para várias interpretações: Haroldo pode ser um amigo imaginário ou um alter-ego do Calvin (ou até mesmo do próprio Bill Watterson, poderiam dizer).

Mas o que realmente me chama a atenção nesse trabalho do Watterson é a rica mitologia criada por ele. Afinal, é tão difícil criar uma personagem sólida, que circule num cenário coerente e conviva com personagens secundárias capazes de render boas histórias...

Calvin e Haroldo é assim. E o fato de só o Calvin (e nós, inclusive, num belo jogo de interlocução e ambigüidade) poder ver o Haroldo é um dos vários pontos altos das tiras.

Um humor inteligente, tornado possível por meio de histórias singelas. Já comentei aqui o quanto eu gosto de histórias singelas, que quando bem feitas são as melhores. Pois bem, Calvin é exatamente isso. Você aprende com o Calvin, tira lições pra sua vida; você questiona seu modo de pensar, sua visão de mundo; você questiona o modo de viver em sociedade hoje. E Calvin é apenas uma criança de 6 anos!

Quer saber mais sobre?

* Calvin e Haroldo .com.br

* Bill Watterson na wikipedia (em inglês)

* Depósito do Calvin

2 comentários:

Leonardo disse...

Fazia tempo que não via essas do Calvin...
Bah, sempre muito boas, humor inteligentíssimo. E tu escolheu bem as do post, todas excelentes - a primeira então entra no hall das melhores que eu já vi/li.

Mike Zem disse...

Soh espero q nao tenha arrancado as paginas do meu livro pra colar aki, heheh

Abração Augustinho e qq hora eu vou pra poa te visitar.