quinta-feira, junho 04, 2009

"Cuidado com o que você diz, Róbin. Estamos sendo observados."

Estava eu fazendo pesquisa na internet atrás de uma suposta obra em quadrinhos de Veríssimo de Melo, quando, numa dessas voltas repentinas que a vida - digo, o google - nos dá, me deparei com um artigo que não tem nada a ver com o assunto da pesquisa, mas que me chamou a atenção e tem a ver com o tema deste blog. O título é "A estrutura frasal e a pontuação nas histórias em quadrinhos" e foi apresentado por Maria Luci de Mesquita Prestes no VII Congresso Nacional de Estudos Filológicos e Lingüísticos, em agosto de 2003.

Eis o resumo do texto: "neste artigo, pretendemos mostrar como estão sendo utilizadas a estrutura frasal e a pontuação em histórias em quadrinhos publicadas atualmente no Brasil."

E a introdução: "Em manuais de redação, costumam-se encontrar aspectos concernentes à estrutura de frases e à pontuação – com relação a este segundo aspecto, também em gramáticas –, os quais se enquadram em padrões, poder-se-ia dizer, ainda bastante clássicos, respeitando uma série de requisitos ditados por aquilo que se considera a norma culta. Contudo, se formos observar em textos de diversas tipologias e gêneros, vamos perceber usos que nem sempre se enquadram nesses padrões, mas que são aceitos como adequados nos contextos em que se inserem. Esse aspecto nos tem chamado a atenção e vem sendo objeto de alguns de nossos estudos. Neste artigo, pretendemos mostrar os resultados de um desses estudos: uma pesquisa que empreendemos no sentido de verificar como se estão comportado, na atualidade, em histórias em quadrinhos publicadas no Brasil, a estrutura frasal e a pontuação."

Fiquei ansioso por conhecer os resultados da pesquisa e a conclusão tirada pela autora. Caso você seja que nem eu, um curioso obstinado, cutuque aqui para ler o artigo inteiro.

Um comentário:

marcelo engster disse...

bah,
tenho que ler,
sempre me pergunto o motivo de todas as frase de quadrinhos infantis terminarem com ponto de exclamação.