segunda-feira, junho 22, 2009

(a)mostra mundial de quadrinhos

Neste último sábado, 20 de junho, Marko Ajdaric levou a sua bastante reconhecida Mostra Mundial de Quadrinhos para Canoas/RS. O evento acontece tradicionalmente em Caxias do Sul, também "/RS", mas desta vez houve exceção em função da Feira do Livro de Canoas.

Bem, eu já falei, na ocasião da última mostra, sobre a importância do trabalho do Marko. Cutuque aqui para lembrar. Tudo o que falei naquela feita mantém-se aplicável ao evento de sábado. Com a diferença de que agora fotografei mais. Veja.










E pensar que essa é apenas uma amostra do acervo mundial de quadrinhos do Marko... Trata-se não apenas de uma exposição, mas sim de um evento que forma novos e mais qualificados leitores de quadrinhos, ao apresentar obras que fogem do mais conhecido do grande público, trazendo assim formação por "pluralidade" e "qualidade". O acervo surpreende também quem já trabalha na área. Na sequência de fotos abaixo, por exemplo, o quadrinista Gilmar Fraga desempacota a embalagem de plástico de "La Beauté", uma obra francesa conseguida por Marko.



Veja agora mais uma amostra do acervo disponibilizado no evento:




Para finalizar, a quadrinista Ana Luiza Koehler, o organizador e curador Marko Ajdaric e Gilmar Fraga (já apresentado) posam em frente ao estande.


O Rio Grande do Sul é realmente privilegiado por ter acesso ao conteúdo da Mostra Mundial de Quadrinhos. Trata-se de um acervo que não se encontra em nenhuma livraria, em nenhuma biblioteca, nem mesmo de forma esparsa, não reunida. Se você souber de algo parecido, por favor, me fale. Senão, sigo acompanhando e participando do evento, de onde sempre saio fascinado com a quantidade de coisas que não conheço.

5 comentários:

Zambi disse...

Podem ter certeza de que o Marko vai aprontar muito mais dessas, pessoal!

E não tenham receio de criar seus quadrinhos. Tods nós precisamnos deles.

Obrigado por prestigiar, Augusto. Abraço

Zambi
http://zambiartesafins.blogspot.com/

FRAGA disse...

Parabéns, Marko.
O RS precisa de mais e mais eventos de quadrinhos e artes gráficas, creio que este é um ótimo pontapé inicial para algo maior!
Um abraço
Gilmar Fraga

Marcelo Oliveira disse...

Marko,

Parabéns pela ótima e linda exposição. Como a gente faz pra trazer uma parte da mostra para Salvador - Bahia?

Will Neves disse...

muito balaa materia...oruim eh quenao há uma boa divulgação quando tem eventos como este...

parabéns!!!
abraçoss

Jorge Oliveira disse...

Parabéns meu irmão, muito sucesso nessa arte maravilhosa.

Um forte abraço!

Jorge Oliveira.