segunda-feira, dezembro 12, 2005

Ave, Adão! Ave, Adão!

Este fim de semana peguei pra ler uma edição da revista Aplauso que fala sobre o quadrinista e gaúcho Adão Iturrusgarai. Nome estranho, não? Mas o seu trabalho certamente você conhece: Adão publica na Folha de São Paulo, dentre outros veículos. É dele a tira com as personagens Aline, Rocky & Hudson, Otto e Pedro, Estevan e Kiki.

O interessante é que notei algumas semelhanças entre a vida do cara e a minha. Pelo menos há alguns referenciais em comum.

Pra começar, Adão nasceu no ano de 1965 em Cachoeira do Sul, na região Centro do estado. Mesmo lugar onde meu pai nasceu, 16 anos antes. Depois, com 18 anos, Adão foi para Porto Alegre, onde cursou Publicidade e Propaganda e Artes Plásticas (de cursar pra concluir esse último são outros quinhentos). Nova semelhança: sou de Porto Alegre, só saí de lá para morar em Santa Maria, bem pertinho de Cachoeira, com 15 anos (ou seja, fiz o caminho inverso). Além do mais, minha irmã é artista plástica e alguns dos meus amigos são publicitários (afinal, Jornalismo - meu curso - é um dos três da Comunicação Social, ao lado de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda).

Mas, antes que pensem que estou querendo me igualar a ele, ressalto as diferenças. Em primeiro lugar, não sei desenhar nada e o fato de minha irmã ser artista plástica não me garante muita coisa. Em segundo, não sou bagaceiro. Pelo menos não tanto quanto o Adão.



[peguei leve pra exemplificar. Essa tira, filha de Adão, é uma das mais lights]

Basta você dar umas voltas pelo site do cara que vai perceber que não existe palavra mais apropriada para definir a temática dos seus quadrinhos. E isso nem é ofensa não! Adão Iturrusgarai é daqueles bagaceiros com orgulho. Basta ver o que disse para a Aplauso sobre o cartunismo de hoje: "todo cartunista é anarquista, punheiteiro e drogado" (totalmente fora de contexto esta colagem, mas se você ler toda matéria não vai mudar tanto de impressão).

No mais, Adão tem um currículo e tanto. Desenvolveu, com muita seriedade, trabalhos para programas como Casseta & Planeta e TV Colosso, além de colaborar para as revistas Bundas, Capricho, Chiclete Com Banana e, a mais séria de todas, Veja.

Um comentário:

Anônimo disse...

Aline! nao Alice...
o cara eh foda mesmo....
Parabens pelo Blog cara, estou acompanhando todo dia...
Tambem sou amigo de publicitario, soh um: Vinicius Gottin, outro bagaceiro (nao tanto como o Adao ou o Otto)que nao vale nada (além de colocar parenteses demais nas frases...)